Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Você sofre ou já sofreu com acne em alguma etapa da sua vida? Depois que as espinhas somem, sempre fica uma marquinha, mesmo que pequena. Se você tem alguma manchinha ou cicatriz, que tal experimentar um tratamento caseiro?

Publicidade

A acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo. Esta condição de pele não provoca danos à saude, mas pode afetar a auto-estima, pois aparece como colisões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem, deixam cicatrizes bastante visíveis. As cicatrizes da acne podem ser manchas de cor marrom escuro ou buracos na pele. As manchas de acne podem ser removidas com produtos cosméticos e remédios caseiros; os buracos, no entanto, são muito difíceis de remover.

As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões, ou seja, quando a espinha é exprimida ou pela exposição solar. Para evitar que as manchas de espinhas apareçam é importante adotar alguns cuidados diários como, por exemplo, lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade.

Acne: A Origem do Problema

Ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis (principalmente para adolescentes, com mais espinhas pelas grandes alterações hormonais). As manchas de espinhas são um problema que afeta a auto-estima de muitas pessoas, pois costumam deixar a região afetada escura ou avermelhada.

Usar produtos como adstringentes e esfoliantes que fazem a limpeza profunda evitando o acúmulo de resíduos que possam entupir os poros e consequentemente causar espinhas. Usar diariamente o protetor solar para evitar que as manchas ou espinhas se agravem. E lembrar que os cuidados com a alimentação também são importantes, pois alimentos muito gordurosos consumidos em excesso desregulam o organismo deixando a pele mais oleosa, o que acaba sendo mais propício a espinhas.

Se o seu problema atual é a acne em si (e não ainda as manchas deixadas por ela), saiba mais sobre o problema, e não deixe de conhecer alguns tratamentos naturais.

Tratamentos Naturais para Manchas de Acne

Tônico Facial para pele Oleosa e com Acne

Esse tônico, além de ser bom para pele oleosa, também ajuda a eliminar as manchas de acne. Veja o vídeo com a receita:

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja Receita de Tônico Caseiro para Pele Oleosa e com Acne.

Esfoliação da Pele

Esfoliação

Esfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a eliminar as cicatrizes da acne. Coloque uma colher de açúcar no creme hidratante que utiliza diariamente e aplique-o com movimentos circulares. Logo em seguida, enxágue o local com água fria. Existem outros produtos naturais que podem ser utilizados como esfoliantes para o rosto, como mel, aveia, fubá e até argila. Para fazer uma esfoliação com a argila, basta preparar uma pasta um pouco mais líquida, passar nos rosto em movimentos suaves e circulares e enxaguar.

Vinagre de Maçã

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma xícara com vinagre de maçã. Deixe até sentir que a cebola absorveu bem o vinagre (mais de 10 min). Após este tempo, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe agir por 10 min. Enxágue com água. Os resultados devem aparecer em duas semanas, fazendo 1 vez por dia, todos os dias. Confira mais opções de como usar o vinagre de maçã na pele.

Aloe Vera (Babosa)

Aloe Vera

A Aloe Vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele, portanto nos ajuda a combater o envelhecimento precoce e luzir um rosto belo e viçoso. O aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz, por isso, contra manchas de acne funciona muito bem.

Coloque a polpa da babosa em um recipiente de madeira ou plástico e adicione o suco de um limão. Misture muito bem e aplique no seu rosto, sempre para cima, e com movimentos circulares suaves. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Você também pode passar o óleo da babosa na pele.

Para mais receitas naturais com babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Azeite de Oliva e Bicarbonato de Sódio

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, por sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes, acaba se tornando um bom aliado para eliminar manchas de acne. Além disso, ele possui um efeito desintoxicante, removendo todas as impurezas e deixando o rosto liso e brilhante. Aplique sobre a cicatriz um algodão embebido em uma colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral. Massageie a área delicadamente por um minuto, depois lave o seu rosto. Após a esfoliação, aplique o azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais prufundas da sua pele para atuar diretamente sobre a cicatriz, enquanto alisa e regenera a derme. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto normalmente.

Tomate

Tomate

O tomate é maravilhoso para sua saúde, e sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele. Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne. Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxague com água morna.

Mel e Limão

Mel e Limão

Tanto o mel como o maravilhoso limão são alimentos apropriados para manter uma pele saudável e sem manchas, pois possuem propriedades nutritivas e clareadoras. O mel, com suas muitas propriedades nutritivas, contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes, antibacterianas e antissépticas. Além disso suaviza e regenera a pele. O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Misture o sumo de um limão com duas colheres de mel 100% natural. Aplique sobre a região com manchas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Por que Optar por um Tratamento Natural?

É claro que existem outras formas de amenizar essas manchas. Essas técnicas normalmente são peeling, ácidos, laser, cremes específicos, etc. Porém, estas nem sempre são tão agradáveis. Elas podem te livrar de seu problema, mas em contrapartida, podem te causar outros. Esses tipos de procedimento agressivos, na maioria das vezes, deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar ocasionando outras manchas, como as causadas pelo sol.

Por isso mostro aqui esses “remédios”, feitos com ingredientes naturais, e que geralmente temos em casa. Eles possuem a vantagem de não trazerem efeitos colaterais, e costumam ser bastante eficazes também! Mas é preciso entender que eles possuem resultados gradativos e a longo prazo! Então… paciência, queridas! 🙂

499 comentários para “Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne”

  1. Avatar de Michelle

    😆 ain adorei as dicas vou fazer o teste com uma dessas receitas…..essas manchas estão me incomodando fico com vergonha de sair para lugares públicos com essas manchas horríveis na pele

  2. Avatar de Lea Alves

    Essas manchas realmente incomoda de mais.estou doida pra mi livrar logo delas.

  3. Avatar de Julia

    🙂 adorei vou fazer o teste com o tomate

    1. Avatar de Barbara Gabriele

      Também vou,pra ver se funcionar

  4. Avatar de Ecarol

    😉 espero q funcione 🙁 essas manchas me encomodam muito

  5. Avatar de Eu

    muito bom

  6. Avatar de Juliana Bonfim

    Entre todos essas dicas qual dessas agi mais rápido mas manchas quero que desaparece em um semana.pois quero viajar e essas manchas mim incomoda mto obrigada!!!!

  7. Avatar de élida Alexandre

    Adorei os tratamentos, mas essa receita do vídeo não fica barata não. Pra comprar todos esses produtos a gente vai gastar uns R$100,00 ou mais. Mas é uma boa receita. Neste artigo também há orientações para manchas de espinhas http://cicatrizesdeacne.club/como-tirar-manchas-de-espinhas/

  8. Avatar de Mykaela Beatriz

    adorei todas as dicas em especialmente a do tomate vou começar a usa la pois nao aguento mais estas espinhas no meu rosto
    BJS!!!!
    E agradeço pelas dicas 😀

  9. Avatar de Kelly Suzana Fernandes

    Eu amei essas dicas quando eu começar a usar não vou parar mais eu quero dar adeus a essasenhora espinhas
    Agradeço pelas dicas 😍😙😘

  10. Avatar de Josefa

    Gostei da dica alguns produtos tenho em casa. Vou testar.

  11. Avatar de Julia Siqueira

    Basta lavar e esfoliar muito bem o rosto, depois aplicar algum produto caseiro, eu uso o tomate e super ajuda tirar as manchas.

  12. Avatar de Bárbara

    Gente funcionou com vcs ?estou com medo de fazer

  13. Avatar de Sla

    😳 vou testar

    1. Avatar de Victória Passos

      Eu tô usando a esfoliação do mel (mel + açucar) há 2 semanas e as minhas espinhas e cravos melhoraram muito! A pele tá mais sequinha e hidratada ao mesmo tempo, além de ter dado uma clareada nas manchas mais escuras. Aconselho… também já usei a do vinagre e o resultado foi ótimo, na primeira semana já tinha clareado muito, mas pelo cheiro eu parei..

  14. Avatar de Psilva

    🙁 VOU TESTAR O MAIS RÁPIDO O CASO DE VINAGRE DE MAÇA COM A CEBOLA, NÃO DEVE TER UM CHEIRO AGRADÁVEL, MAIS COMO QUERO RESULTADOS RÁPIDOS, PORQUE ESSAS MANCHAS ESTÃO BAIXANDO MINHA ALTO ESTIMA 😡

  15. Avatar de Ketilym

    muito bom

  16. Avatar de Julianna Santos

    Com que frequencia devem ser feitas as mascaras?

  17. Avatar de Hadassa

    😛 😀

  18. Avatar de Maria Gabriela

    O azeite de oliva com bicarbonato me ajudou muito! As minhas manchas no rosto sumiram! Recomendo

1 6 7 8

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva