Cuidados com o Couro Cabeludo

Cuidados com o Couro Cabeludo

Você cuida do seu couro cabeludo?

Para manter o cabelo bonito e sedoso, é importante investir em hidratações e tratamentos capilares. Porém, um dos passos fundamentais para deixá-lo impecável é dedicar-se aos cuidados com o couro cabeludo — região que nascem os fios. E como a pele dessa área é muito vascularizada, deve-se mantê-la sempre bem limpa e saudável.

Se o couro cabeludo está bem tratado, os fios ficam soltos e sedosos, e a gordura produzida naturalmente pelo organismo se distribui ao longo de toda a fibra capilar, deixando-os macios e brilhantes. Mas quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também sofre consequências, como oleosidade excessiva, queda e ressecamento, além de coceira e descamação.

Entre os principais problemas do couro cabeludo está a dermatite seborreica, conhecida como caspa. A caspa pode ser causada com a presença de um fungo no couro cabeludo,  o excesso de oleosidade decorrente de disfunções nas glândulas sebáceas, estresse, a baixa umidade relativa do ar, alterações de pressurização (como no avião) ou frio intenso. Saiba mais sobre caspa.

Outros fatores podem afetar a saúde dos fios, como os tratamentos químicos tão comuns hoje em dia: alisamentos, escovas progressivas, tinturas e relaxamentos. Os produtos químicos usados nesses casos agridem a pele e podem causar inflamação ou ainda irritação da área.

Por outro lado, o excesso de cuidados também pode ser prejudicial ao couro cabeludo, como o uso indiscriminado de produtos como géis, mousses ou pomadas. Se os cabelos não forem lavados adequadamente, esses itens podem acumular no couro cabeludo, “entupindo” o bulbo capilar. Para isso, a esfoliação remove essa sujeira e deixa as raízes mais fortes. Saiba mais sobre esfoliação capilar.

Cuidados com o Couro Cabeludo

Cuidar do couro cabeludo com produtos destinados a esse fim previne problemas na região e nos fios. Remover a sujeira acumulada promove o fortalecimento de todo o cabelo e a eliminação dos fios mortos incentiva a renovação capilar. Hoje é fácil encontrar produtos para o couro cabeludo que limpam a região sem agredir a pele e a raiz dos fios.

Ao aplicar o produto, massageie suavemente com movimentos circulares, para ajudar a ativar os vasos sanguíneos. Isso fortalece a raiz dos fios e seus cabelos crescem mais fortes e saudáveis. E não se esqueça dos já conhecidos complementos: beba muita água durante o dia e tenha uma alimentação saudável!

Cuidados Necessários

  • Não lavar os cabelos com água muito quente, e nem fria. O ideal é levemente morna, que evita a oleosidade, e o couro cabeludo respira melhor.
  • Não usar condicionadores no couro cabeludo, pois isso causa mais seborreia.
  • Não dormir com os cabelos molhados. Isso evita a queda dos cabelos e a caspa.
  • Lavar bem os cabelos, repetindo o shampoo para retirar todo o excesso de sujeira do couro cabeludo.
  • Evitar secar muito com o secador, pois o calor do secador pode ajudar nas indesejáveis caspas.
  • Proteger o cabelo do sol através do uso de chapéu.
  • E, o mais importante, cuide de sua alimentação! Os cabelos dependem diretamente do que nós ingerimos. Então, cuide mais da sua saúde que os seus cabelos agradecem.

Couro Cabeludo Sensível

Várias causas podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo. Começando por um desequilíbrio na produção de sebo, que pode provocar irritações. A poluição e o stress também estão na origem da irritação do couro cabeludo. A poluição deposita no cabelo elementos que criam um véu opaco e produzem radicais livres, tal como o stress. Os radicais livres modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bulbo piloso. O cabelo perde brilho e vigor.

Entre as agressões diárias que provocam problemas no couro cabeludo, também devem considerar-se:

  • Má alimentação e falta de vitaminas e minerais
  • O uso de xampus inadequados que agridem os fios
  • Usar muita escova e puxar demais
  • Uso prolongado de capacetes
  • Piscina, sol
  • Loções capilares inadequadas para seu couro cabeludo

Prurido, vermelhidões ou descamação são, por vezes, sintomas de doenças como o eczema ou a psoríase. Nestes casos, convém tratá-los para que os problemas desapareçam.

Produtos para Couro Cabeludo Sensível

Cuidados com o Couro Cabeludo

  • Shampoo Suave para o Couro Cabeludo Sensível, Cetaphil
  • Scalp care sensi, L`óreal professional
  • Gel de Própolis para Couro Cabeludo Oleoso J F LAZARTIGUE
  • Shampoo Revitrat Sensi Dermage
  • Shampoo Bio Ativo da Adcos
  • Shampoo PH5, Eucerin
  • Fluido BC Dandruff Expert Control Schwarkopf
  • Shampoo sensi hair VIZCAYA

E você, cuida do seu couro cabeludo?

81 comentários para “Cuidados com o Couro Cabeludo”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quando meu couro cabeludo pinicava achava q era caspa, depois de vários shampoos anticaspa, descobri q essa pinicação toda é o couro cabeludo sensivel (também sou do clube das q usam minoxidil), agora estou usando o shampoo eucerin ph5, q por sinal é ótimo, já não sinto mais coceira no couro cabeludo, bjus.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Moro numa região quente e úmida, e tenho cabelos oleosos. Por isso, faço esfoliação no couro cabeludo a cada semana ou quinzena, dependendo da necessidade. Depois de massagear bem com o xampu antirresíduos da Natura, coloco um pouco de açúcar refinado no couro cabeludo e massageio. Faço isso de parte em parte, até cobrir todo o couro cabeludo. Demora um pouco, mas o resultado é excelente!

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ao fazer uma visita a uma dessas lojas de cosmeticos uma vendedora testou em mim aquela camera com macro lentes que mostra o couro cabeludo ampliado.
    Fiquei horrorizada! Tinha acabado de lavar o cabelo e jurava que estava limpo. De perto dava para ver gotinhas de óleo. Morri de nojo!!!
    Eu achava que meu cabelo era seco e sempre comprei produtos para este tipo de cabelo. A especialista me indicou shampoo e condicionador para controle de oleosidade e um shampoo anti residuos. Estou amando os resultados.
    Nada como uma ajudinha profissional =)

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá também uso shampoo anti residuo e para cabelos oleosos. neste momento utilizo o bio extratus.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa meninas estou de boca aberta com tantas informações preciosas, estou com uma queda a pouco mais de 1 mês e adorei saber tanta coisa, parabéns Celisa e a todas suas seguidoras!

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho 12anos de idade fiz relachamento e estaguei o meu cabelo agora ele esta ressecado,com caspa,queda e feio e não acho o produtos certos pra min o que eu faço?? Me ajudem.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D adorei as informações!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tenho um cabelo muito enrolado e com química e dificilmente ele esta completamente hidratado então só lavo com shampoo 1 vez por semana de resto lavo todos com condicionador e ele reage bem mais fico preocupada posso fazer isso mesmo?

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adoroooooo seu sit esta de PARABENS.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?