Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios e Sugestões de Alongamento

Benefícios e Sugestões de Alongamento

Passar por um dia corrido é difícil, mas é ainda pior quando os músculos estão tensionados. Com eles assim, as chances de dores ao final do dia crescem muito — mas elas podem ser evitadas se você acrescentar um pequeno hábito de se alongar todos os dias.

Fazer alongamentos regulares ajuda a relaxar os músculos, além de que ajuda na circulação, promove a oxigenação das células e melhora o desempenho nas atividades físicas.

Benefícios e Sugestões de Alongamento

Benefícios do Alongamento

Melhora os músculos: Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física. Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça.

Alivia tensões: O estresse do dia a dia faz com que nossos músculos fiquem tensos, causando dores nas costas, no ombro e no pescoço. O alongamento é uma alternativa simples e fácil para promover o relaxamento muscular e aliviar suas tensões.

Faz bem pra mente: Além de alongar os músculos, o alongamento estimula seu cérebro a liberar a serotonina que regula o humor. Ou seja, sua mente vai ficar mais relaxada e o bem-estar psicológico acontece de forma natural.

Melhora a força: Os alongamentos aumentam a sua flexibilidade articular, facilitando uma maior amplitude de movimento e isto promove um maior recrutamento das fibras musculares, assim sua força muscular cresce também.

Auxilia na recuperação de lesões: O alongamento promove o aumento do fluxo sanguíneo, que é muito importante para recuperar lesões musculares.

Melhora a postura: Quem alonga o corpo regularmente tem as tensões musculares reduzidas e isso faz com que haja melhora na postura e ainda evita os desconfortos que uma má postura pode causar.

Promove sono tranquilo: O estresse provoca a contração dos músculos, que acaba te deixando tenso e desconfortável. Se você faz um bom alongamento, sua experiência de sono vai ser mais leve e confortável.

Benefícios e Sugestões de Alongamento

5 Dicas para um bom Alongamento

  1. Para fazer o alongamento corretamente, considere a modalidade, quais movimentos serão realizados e os músculos mais empregados durante a atividade. Eles devem ser o principal foco da sessão.
  2. A sessão inteira deve durar pelo menos 5 minutos e envolver diversos grupos musculares.
  3. Por outro lado, não ultrapasse o limite de 1 minuto para cada posição. Excessos machucam músculos e até tendões.
  4. Combine o alongamento com exercícios de aquecimento, que devem antecipar gestos próprios do esporte subsequente (caso haja).

Sugestões de como se Alongar

  • Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado.
  • Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
  • Suba em um degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
  • Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.
  • Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
  • Puxe o pescoço para o lado, alongando o Trapézio (músculo do pescoço). Troque o lado.
  • Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.
  • Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.
  • Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo.
  • Estenda um braço à frente e com a outra mão puxe o braço estendido para dentro (em cima do peito), alongando o Deltóide (músculo do ombro).
  • Estenda um braço à frente com a palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás alongando o antebraço e Bíceps. Troque o lado.
  • Estenda um braço com o dorso da mão voltado para frente. Com a outra mão, puxe os dedos para você, alongando o antebraço. Troque o lado.
  • Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).
  • Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado.
  • Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

Mesmo que você não tenha o hábito de praticar atividades físicas, ainda assim é benéfico fazer alongamentos. Então tente incluir esse hábito na sua rotina e perceba como sua mobilidade pode melhorar, além de sentir menos dores.

8 comentários para “Benefícios e Sugestões de Alongamento”

  1. Avatar de Lino

    Boa tarde, sempre estou vendo estas dicas maravilhosas, estou sempre curtindo!

  2. Avatar de Telma

    Preciso mesmo fazer, sempre estou com dores no corpo, me ajudou.

  3. Avatar de Maria Helena Aurélio De Lima

    Excelente nota mil,parabéns pelo incentivo

  4. Avatar de Noêmia

    Excelentes dicas..Obrigada!

  5. Avatar de Glenilene Resende

    Adorei o post sobre alongamento.

  6. Avatar de Auriana Gonçalves De Oliveira

    😆 muito bom. Obrigado.

  7. Avatar de Maria Loussa

    Vejo e agradeço essas dicas do site. Esforço-me para fazer, mas tem alguns fortes. Faço o que posso.

  8. Avatar de Dalila Ferreira

    Realmente o alongamento é muito bom para todo o corpo, tenho feito com hábito, pois não tinha esse entendimento e vi o quanto é necessário.Agora estou praticando a caminhada,e o alongamento tem me sido muito proveitoso,melhorou muito as dores musculares. Gostei muito de toda informação. Boa noite.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva