Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça as vitaminas essenciais para sua saúde

Conheça as vitaminas essenciais para sua saúde

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o seu bom funcionamento, principalmente porque ajudam a evitar muitas doenças. Esse grupo de nutrientes orgânicos promove o bem-estar físico e mental.

A falta de vitaminas, ou avitaminose, é a carência de vitaminas no corpo causada pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica em forma de alimento ou suplemento. As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e estão presente nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes.

A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos e biológicos. A suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir ou tratar a falta de vitaminas e suas consequências (embora o consumo de complexos vitamínicos não devam substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica).

Benefícios das Vitaminas

A Importância das Vitaminas
  • Melhora a pele e mucosas.
  • Age sobre o sistema nervoso, trabalhando o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
  • Fornece energia ao organismo.
  • Melhora a oxigenação celular.
  • Ajuda nos processos de cura e rejuvenescimento.
  • Age nos glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.
  • Age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stress e também como antibiótico natural.
  • Auxilia na cura de doenças e infecções.

Vitamina A

Também denominada de Retinol, a vitamina A é necessária para manter a pele, a visão e o sistema imunológico saudáveis. O Beta-caroteno protege o corpo de doenças degenerativas como o câncer.  A vitamina A exerce numerosas funções importantes no organismo, como ação protetora na pele e mucosas, além de exercer papel essencial na retina e na capacidade funcional dos órgãos de reprodução.

Fontes: cenoura, fígado, manteiga, manga, gema do ovo, queijo.

Saiba mais sobre Vitamina A.

Vitaminas do Complexo B

É um complexo vitamínico de várias substâncias: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). As vitaminas do complexo B são essenciais para uma pele saudável, unhas e crescimento do cabelo. Elas são do grupo das vitaminas solúveis em água que desempenham papeis importantes no metabolismo celular. O complexo B é o maior responsável pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. As vitaminas B são necessárias para que o corpo possa transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais.

A carência destas vitaminas pode provocar efeitos como debilidade muscular, paralisia, confusão mental, transtornos do sistema nervoso, problemas digestivos, anemia aguda e insuficiência cardíaca.

Fontes: carne, castanhas, nozes, couve, espinafre, feijão, cereais integrais, leite e ovos.

Saiba mais sobre as Vitaminas do complexo B.

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência a ossos e dentes.

A Vitamina C desempenha um papel importante na manutenção do suporte da função imunológica. Como um antioxidante, a Vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres, que são prejudiciais às células. Esportistas estão constantemente expondo o corpo ao estresse da atividade física intensa, o que pode enfraquecer o sistema imunológico. É exatamente por isso que a vitamina C é amplamente usada por atletas, ajudando-os a se manterem sempre saudáveis e ativos.

Fontes: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve e tomate.

Saiba mais sobre Vitamina C.

Vitamina D

A vitamina D é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos. Ela ajuda na proteção da massa óssea, no controle da pressão arterial, na manutenção do peso, funcionamento adequado da tireoide, prevenção de tumores.

A principal fonte de vitamina D é a luz solar, que estimula a produção da substância pela nossa pele. De 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. Alguns alimentos também têm quantidades consideráveis de vitamina D.

Fontes: manteiga, gema do ovo, leite, óleo de fígado e peixes.

Saiba mais sobre Vitamina D.

Vitamina E

A maioria dos benefícios da vitamina E é resultado de suas qualidades antioxidantes. Isso significa que ela se associa ao oxigênio e destrói os radicais livres. Ela impede que as gorduras poliinsaturadas e outros compostos sensíveis ao oxigênio, como a vitamina A, sejam destruídos pelas reações prejudiciais da oxidação. Existem evidências significativas de que a vitamina E oferece proteção contra a doença cardíaca, além de desacelerar a deterioração associada ao envelhecimento. O efeito dessa vitamina na prevenção de doença cardíaca pode ser sensível ao tempo e à dose.

A vitamina E também age como um antioxidante nos alimentos. Nos óleos vegetais, ajuda a evitar que eles sejam oxidados e estraguem. Da mesma maneira, impede que a vitamina A dos alimentos oxide. Isso torna a vitamina E um conservante de alimentos muito útil.

Fontes: semente de girassol, pimentão, amêndoas, carnes, laticínios, cereais integrais e óleos vegetais.

Saiba mais sobre a vitamina E.

Vitamina K

A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.

Fontes: fígado de porco, alface, espinafre, repolho, trigo e aveia.

48 comentários para “Conheça as vitaminas essenciais para sua saúde”

  1. Avatar de Patrícia Da Matta

    Excelente artigo, bom saber mais sobre as vitaminas 😮

  2. Avatar de Rodrigo

    É sempre bom saber mais sobre as vitaminas…

  3. Avatar de Letícia

    Preciso melhorar minha alimentação, devo estar com deficiência de vitamina A, e do Complexo B, vitamina D tb deve estar baixa, tomo pouco sol.

  4. Avatar de Marta

    Nossa, quem é vegetariano tem problemas hein? A maioria das vitaminas estão nas carnes e nos ovos…

    1. Avatar de Anamaria

      Tem problemas de carência quem se alimenta mal. Carnes e ovos têm proteínas.

    2. Avatar de Vitor

      não temos problema algum por sermos vegetarianos, pelo contrário ,temos vida e saúde pra dá e vender,vegetarianos comem ovos e derivados do leite , só não come carne de animal e alimentos onde estejam presentes a carne do animal, não somos a favor da morte do animal , o sacrificio dele é que é o grande problema, afinal ,não adianta ser gostoso e nutritivo , e ser fruto de um sofrimento/sacrificio .. quem não come ovos e derivados do leite , são os VEGANOS , pesquisa mais sobre o assunto , e os veganos encontram vitaminas essenciais em muitos vegetais ,sementes,cereais fortificados , polivitamnícos e tantos outros meios de adquirir essas vitaminas!

  5. Avatar de Cissa

    Eu tomo complemento de vitamina C, complexo B, D e vitamina E…. estava me alimentando mal e peguei anemia, agora me sinto melhor

  6. Avatar de Angela Nx

    Gostei muito do post de hoje 🙂 Estou com deficiência de vitamina D, não sabia que essa vitamina era tão importante assim

  7. Avatar de Renatinha

    Amei o texto Celisa 🙂

  8. Avatar de Cacilda

    Excelente texto Celisa 🙂 Tirando o figado do porco, olho de figado, semente de girassol e os frutos do mar , como todos , leite e derivados são os meus preferidos 😉 frutas se não gosto de alguma jogo no liquidificador e faço uma misturebe e engulo 😉 …Excelente semana..
    Abraços

  9. Avatar de Neide

    Eu acho que ser vegetariano hj em dia tem muito a perder, as carnes são alimentos essenciais para nossa saúde, tenho uma amiga vegetariana que vive doente com anemia

    1. Avatar de Lu

      Quem é vegetariano é louco, e tem péssima saúde.

      1. Avatar de Jade

        Nossa eu tenho uma tia que é, se ela ouve vc dizendo isso ela literalmente fica louca, ela dfende com unhas e dentes o vegetarianismo.

      2. Avatar de Vitor

        não temos problema algum por sermos vegetarianos, pelo contrário ,temos vida e saúde pra dá e vender,vegetarianos comem ovos e derivados do leite , só não come carne de animal e alimentos onde estejam presentes a carne do animal, não somos a favor da morte do animal , o sacrificio dele é que é o grande problema, afinal ,não adianta ser gostoso e nutritivo , e ser fruto de um sofrimento/sacrificio .. quem não come ovos e derivados do leite , são os VEGANOS , pesquisa mais sobre o assunto , e os veganos encontram vitaminas essenciais em muitos vegetais ,sementes,cereais fortificados , polivitamnícos e tantos outros meios de adquirir essas vitaminas!

    2. Avatar de Ka

      louco talvez seja quem come carne que é transportada no chão dos caminhões,obtidas em abatedouros sem nenhuma vigilancia sanitaria e vindo de animais que tomam hormonios e anticoncepcionais…

    3. Avatar de Vitor

      ela é um caso a parte ,tbm sou vegetariano e sou o mais saudável da familia (que é carnivora) , e pra sua informação a carne não é inocente coisa nenhuma , apesar de a imprensa ficar divulgando mil maravilhas para venderem cada vez mais ,ela tem se mostrando um perigo nos estudos recentes e antigos tbm …isso vc não ler por ai ,mas se buscar a verdade , cetamente ,ficará bem informada e jamais alienada pela mídia das carnes!

  10. Avatar de Maria Eunice

    Gosto muito desses artigos de saúde, são excelentes

  11. Avatar de Iolanda

    Excelente artigo, descobri que estou com deficiência de vitamina D, estou tomando suplemento.

  12. Avatar de Milena

    Eu tomo suplemento do complexo B, como pouca carne, mas não sou vegetariana 🙂

  13. Avatar de Ca

    Estou precisando melhorar minha alimentação, devo estar carente de algumas vitaminas. Gostei muito do artigo.

  14. Avatar de Ale

    Gostei muito, é bom ter conhecimento sobre as vitaminas, já que são essenciais para saude

  15. Avatar de Janete Camargo

    Nossa, eu nem sei se está tudo ok, nunca fiz os exames para saber, fico apreensiva pois não me alimento muito bem

  16. Avatar de Antonio

    Excelente postagem, parabéns ao site.

  17. Avatar de Mandy

    Adoro esse site. Sempre ótimas postagens. Parabéns Celisa!

  18. Avatar de Lu

    Gostei de saber mais sobre as vitaminas, vou procurar me alimentar melhor.

  19. Avatar de Lucia Camargo

    Gostei! 😉

  20. Avatar de Pâmela Coutinho

    Eu faço suplementação de vitamina C e E, nunca fiz exame para saber como vai a vitamina D, mas dizem que todo mundo tem deficiência…

    1. Avatar de Cacilda

      Pamela penso como vc, acho que todos tem deficiência da vitamina D.
      Hoje temos medo de tomar sol, lembro quando meus filhos eram bebezinhos o pediatra mandava coloca-los para tomar sol de manhã, e quando levava no pediatra ele sabia se tinha ou não tomado sol, pq ficava a marquinha devido a fralda.
      Penso que devemos tomar sol, desde que seja em um horarário apropriado, nada melhor que o sol que é uma fonte natural de vitamina D.
      Não estou te aconselhando a tomar sol, apenas compartilhando!
      Abraços

  21. Avatar de Jade

    Eu não consegui descobrir qual é a vitamina mais importante…

    1. Avatar de Cacilda

      Jade todas vitaminas são importantes para nossa saúde!
      Abraços

  22. Avatar de Marcos

    Parabéns pelo post, muito bom!

  23. Avatar de Rosangela

    EXCELENTE MATERIA, TENHO 41 ANOS E DESCOBRI A POUCOS MESES QUE ESTAVA COM BAIXISSIMA VITAMINA D, HOJE FAÇO REPOSIÇÃO ATRAVÉS DE COMPRIMIDO E ONDE TEM UM SOL ESTOU LÁ. MEU CABELO PAROU DE CAIR E MINHAS UNHAS ESTÃO MAIS FORTES. SABIA QUE A FALTA DE VITAMINA D, DEIXA AS UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇAS? SEM FALAR NO DESÂNIMO QUE A GENTE FICA. E OUTRA COISA SABIAM QUE A CÃIBRA EM EXCESSO É CAUSADA POR DEFICIENCIA DE MAGNESIO NO ORGANISMO E NÃO PELO POTASSIO COMO APRENDEMOS? VALE A DICA.
    QUANDO VCS FOREM AO GINECOLOGISTA PEÇAM O EXAME PARA DOSAGEM DE VITAMINA D. BJOS ROSANGELA

    1. Avatar de Cacilda

      Rosangela vc está certissima, tinha caimbras, unhas quebradiças e a endocrinologista sempre me falando que era por conta da “hipo” pensei mas se tomo o hormonio é para amenizar , passei no ginecologista comentei com ele e fiz o exame, falta de vitamina D.
      Ele não me receitou nenhum remédio, mandou eu tomar sol, disse é gratis e faz um bem dando para saúde.
      Tomo sol de manhã e a tarde, passei quase 10 anos ouvindo a mesma ladainha que era tudo culpa da hipo, hoje quando passo em um médico se vem com essa conversa de hipo , já vou desconversando 😉
      Abraços e otima semana

  24. Avatar de Cláudia

    Amei o artigo! Parabéns! 😀

  25. Avatar de Bianca Santos

    Gostei muito, acho que até vou fazer o exame para saber da Vitamina D…

  26. Avatar de Adiane Teles

    Gostei muito do post, estou com deficiência de vitamina D.

  27. Avatar de Rê

    Eu fiz o exame e foi batata, falta de vitamina D, agora o solzinho faz parte da minha rotina. Adoro vitaminas sou meio que viciada, sempre tomo sem receitas mesmo, O complexo B é o que mais uso, dá um Up! Beijinhos!

  28. Avatar de Lady Jane Schocair

    Bom dia!
    Excelente matéria. Faço acompanhamento nutricional e venho acompanhando este site sobre as vitaminas. Somente tenho a dizer Parabéns a toda Equipe.

  29. Avatar de Elizangela

    😆 Muito bom este post! como sempre vocês sempre dizem o que é importante pra saúde e pra beleza dos frequentadores do site, por isso venho todo dia!

  30. Avatar de Moni

    Parabens pela matéria celisa, saber sobre as
    vitaminas é muito importante . 🙂

  31. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😎 essa materia,e muito bom saber a inportancia das vit para nossa saude,eu mesmo gosto de pesq quais as vitaninas que tem em cada frutas e verduras e outros alimentos,
    parabéns pela mat,

  32. Avatar de Neusa

    😎 otimos comentários,realmente,o sol é importante pra xuxú,mas nas horas ideais.Bijuxx

  33. Avatar de Anny

    Adoreiii 😛

  34. Avatar de Joelza

    AMEI!

  35. Avatar de Ivaneza Gomes Da Silva De Oliveira

    Amei este artigo, sempre é bom saber sobre as vitaminas, que é muito importante para a nossa saúde e viver mais saudável. Esta de parabéns, amo esse site. ok

  36. Avatar de Samuel Cesar Jose

    Boa dica! Valeu pela informacao. 😀 😆 😎 🙂 🙂

  37. Avatar de Lara Costa

    Amei saber de tudo Isso, pois quase nao como Nada de verduras e legumas e estava me sentindo muito fraca. Malhando, perdendo peso, mas sem as vitaminas necessarias PRA me manter forte e com resistencia no dia-a-dia.
    Obrigada! Vou imprimir essa matéria!

  38. Avatar de Daniel

    Sempre fui de comer pouca carne. Nunca fui muito chegado. O único alimento de origem animal que eu injeria era leite.
    Recentemente descobri ,depois de ter passado mal na rua e não conseguir dar dez passos sem queda brusca de pressão, que tenho uma anemia do tipo megaloblástica (ou perniciosa), que é causada por deficiência de vitamina B12. Gente, os sintomas são terríveis e podem trazer consequências até mais sérias como paralisia ou morte, uma vez que a falta da B12 faz com que os glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte do oxigênio até os orgãos) sejam destruidos, comprometendo a oxigenação dos órgãos. Tive que tomar sangue pois a minha hemoglobina abaixou muito. Então recomendo a todos: não desprezem as carnes. Comam carne!
    Ah, e pras mulheres: se você se alimenta mal e por consequência tem algum tipo de deficiêmcia, seus filhos podem desenvolver essas carências pois o seu leite pode não ter todas as vitaminas, tá. E não adianta ficar fazendo essas dietas loucas a vida inteira ecomer bem só na gravidez não. Seu corpo talvez já não absorva mais as vitaminas. E ai já não é mais um problema de má alimentação. Ai já é um problema talvez até irreversivel do corpo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.