Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Você já pensou em obter os benefícios dos antibióticos, mas de forma natural e não-agressiva? Incluindo alguns alimentos simples em seu cardápio, é possível blindar seu corpo contra infecções, sem efeitos colaterais.

Os antibióticos estimulam a ação dos anticorpos para combater vírus e bactérias, fazendo com que seu próprio organismo se defenda de infecções.

Existem fontes naturais muito eficazes na prevenção de doenças e, muitas vezes, elas possuem propriedades medicinais comprovadas por estudos científicos. Como diz o ditado popular: “comer é o melhor remédio”.  Muitos alimentos funcionam bem no combate a bactérias e vírus, curando infecções. Quando incorporados à dieta, esses antibióticos naturais fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças.

Inclua alguns antibióticos naturais na dieta e melhore sua imunidade!

1. Alho

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

O alho é um poderoso antibiótico natural – e não mata as nossas bactérias saudáveis como os antibióticos sintéticos fazem. Ao contrário dos antibióticos químicos, o alho é também um antiviral e antifúngico eficaz. Consumindo apenas um dente de alho por dia pode acelerar o combate às infecções. O alho possui ação antimicrobiana devido às suas substâncias ativas, principalmente a Alcina. O ideal é comer o alho cru, mas como sabemos que essa tarefa é difícil, uma dica é esmagar o alho e deixar descansar em água por 20 minutos. Este “suco” ajuda a combater as bactérias nocivas e fortalecer as defesas do organismo contra doenças.

2. Gengibre

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Outro poderoso antibiótico natural é o gengibre. Por isso, ele é conhecido pela medicina popular como “medicamento universal”. O óleo essencial do gengibre possui função bactericida, ou seja, combate as bactérias que causam dano ao nosso organismo. Para tanto, o gengibre pode ser consumido cru ou na forma de chá. É importante destacar que a infusão não deve ser feita com água fervente, apenas quente. Dessa forma, é possível manter as propriedades ativas do gengibre. Saiba mais sobre as propriedades do gengibre.

3. Cebolinha Verde

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Muito utilizada como tempero, a cebolinha verde possui diversas propriedades medicinais desconhecidas do público em geral. Assim como os demais alimentos mencionados, a cebolinha também atua diretamente no tratamento de infecções, pois é bactericida. O ideal é consumí-la crua, em saladas ou como condimento para pratos salgados.

4. Orégano

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

O orégano  é um tempero conhecido no mundo inteiro. Mas além do sabor e do aroma marcantes, essa erva também é muito benéfica para a saúde. O orégano é rico em substância antibacterianas e, por isso, previne uma série de doenças. O orégano também contém antioxidantes, que reforçam o sistema imunológico e combatem os radicais livres. Basta adicionar as folhas cruas ou secas em suas receitas para aproveitar todos esses benefícios.

5. Laranja Lima

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Um copo pequeno de suco de laranja-lima ou lima-da-pérsia todos os dias, pela manhã, fortalece o sistema imunológico e previne doenças como resfriados, gripes e viroses. As laranjas pêra ou seleta devem ser evitadas em jejum, porque sua acidez agride a mucosa do estômago. O melhor é sempre comer a fruta, já que o bagaço é também excelente fonte de fibra.

6. Iogurte Natural

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

É uma boa fonte de cálcio, que fortalece dentes e ossos, além de ajudar a refazer a flora intestinal destruída pelos antibióticos químicos. O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso.

7. Própolis

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

É rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides; é antioxidante com ação antibiótica. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que o própolis destrói as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. É um poderoso aliado no combate aos vírus da herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

8. Inhame

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Fortalece o sistema imunológico e ajuda no ganho de massa muscular. Pode ser preparado como purê, sopa, frito ou cozido. A sopa é ótima para combater resfriados, bronquite e pneumonia. Essa sopa deve ser feita com inhame cozido e duas colheres de sopa de alho cru moído por cima. Uma porção da mesma sopa, bem grossa, pode ser colocada entre duas gazes e aplicada sobre os pulmões, para ajudar na recuperação de bronquite e pneumonia.

9. Vegetais Verde-escuros

Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer

Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos (responsáveis pela defesa do organismo).

E você, tem alguma dica de algum alimento que melhore a imunidade?

63 comentários para “Os 9 Antibióticos Naturais Que Você Deve Conhecer”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Érica

    O inhame pode ser consumido também em sucos. Fica uma delícia, deixa o suco de abacaxi com hortelã ainda mais saboroso e cremoso. Basta um pedacinho dele cru.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Excelente, parabéns!!!

    .

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gengibre uso sempre que posso… Coloco em sucos ou faço um chazinho :) Minha imunidade vai lá pra cima, né! :)

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?