Para a mulher que gosta de se cuidar

Você sabe escolher seu protetor solar?

Você sabe escolher seu protetor solar?

Todo mundo está cansado de saber que o sol em excesso é o maior vilão para acelerar o envelhecimento da pele e o câncer de pele. Mas, na hora de escolher o protetor solar do dia a dia, muita gente acaba desconsiderando os fatores mais importantes na compra.

Publicidade

O Protetor Solar Facial: Sua Escolha Mais Importante

O rosto é a parte mais sensível ao sol. Para o rosto em especial, os cuidados devem ser diários — não só em momentos de férias ou praia. O fotoenvelhecimento causado pela exposição ao sol prolongada do dia a dia, resulta em uma pele enrugada, sem elasticidade e com manchas de sol. Eu seja, esse é o tipo de protetor solar mais importante; aquele a qual sua escolha deve ser mais criteriosa.

Você sabe escolher seu protetor solar?

O que levar em consideração na hora da compra?

Vários fatores devem ser avaliados na escolha do melhor protetor solar para o rosto, por exemplo, o seu tipo de pele, cor da pele, e o quanto se expõe ao sol.

  • Se tiver a pele sensível, com alergia ou rosácea, verifique os componentes e escolha um específico para peles sensíveis.
  • Compre um de acordo com o seu tipo de pele. O importante é acertar para não obstruir os poros de sua pele.
  • Fique atenta à composição do protetor solar. Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Nem sempre é fácil, mas o ideal é evitar essa substância. Ela bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, juntamente com o nível de estrogênio. O 4-mbc é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino. Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é tido por muitos como cancerígeno. Essa substância está proibida em muitos países, mas infelizmente é liberada no Brasil.
  • Verifique se possui proteção UVA e UVB. Além disso, verifique o PPD, que protege contra raios UVA. É preciso que seja informado o valor do PPD na embalagem para que proteja também contra os raios UVA (veja mais informações abaixo).
Você sabe escolher seu protetor solar?

Qual a diferença entre UVA (PPD) e UVB (FPS)?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB. Esses são os raios causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão. Esses raios têm maior incidência durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e os dias mais ensolarados.

O fator de proteção PPD (Persistent Pigment Darkening), também conhecido como PA +++, é responsável pela proteção da pele contra os raios UVA. Diferente dos raios UVB, os raios UVA afetam nossa pele o ano todo, independente da estação. Esse tipo de radiação traz prejuízos à pele, desde lesões mais simples, manchas e até o câncer de pele.

O PPD ideal é a partir de 10. Como regra geral, o PPD deve representar a metade do FPS. Por exemplo, se seu protetor tem FPS 30, o nível de proteção PPD deve ser 15. Dessa forma, você garante a proteção da sua pele de forma eficaz e evita o surgimento ou o agravamento das manchas do melasma.

A Importância da Proteção UVA

Segundo o médico Dr. Lair Ribeiro, o que causa os maiores estragos na pele são os raios UVA. Infelizmente, a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. Ou seja, a maioria das pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios UVA.

As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem “proteção UVA/UVB” e logo em seguida citam algo como “proteção de largo espectro”. Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas para a proteção UVA (que é medida em PPD), não há informação. Por isso, na embalagem deveria estar escrito o valor do PPD. Em muitos protetores comercializados no exterior (especialmente os asiáticos), essa informação é sempre indicada.

Dicas de Protetores Solares com Proteção UVA e UVB

A maioria dos protetores que encontramos nas farmácias e supermercados está escrito na embalagem que tem proteção UVA e UVB, porém só cita o valor do FPS e não o PPD, então fica difícil saber se tem mesmo ou não a proteção UVA. Eu acho que, se tem a proteção UVA, deveria ser obrigatório informar o valor do PPD na embalagem.

Separei alguns protetores, que mesmo não tendo a informação do PPD na embalagem, o próprio fabricante informa esse valor (através do site ou outros materiais de referência).

Protetor Solar Facial Nivea Sun Toque Seco Antissinais Fps 60/ PPD20
Protetor Solar Cenoura & Bronze Facial Fps50/ PPD17
Loção Protetora Facial FPS60/ PPD20 Fotoequilíbrio Natura
Protetor Solar Anthelios AIRlicium FPS 30/ PPD17
Protetor Solar Sun Max Fluid Oil Control FPS 30/ PPD16
Cetaphil SPF 50+/ PPD28
Normalize Matte Ada Tina Fps 50/ PPD17
ISDIN Foto Ultra Spot Prevent Fusion Fluid FPS 99/ PPD61

E você, costuma verificar essas informações antes de comprar seu protetor solar?

Um lembrete: Apesar de o sol acelerar o processo do envelhecimento e aumentar a incidência de câncer de pele, ele é indispensável para nossa saúde e para absorção da vitamina D. O segredo é não exagerar.

20 comentários para “Você sabe escolher seu protetor solar?”

  1. Avatar de Eliete

    Estou usando o protetor da La Roche Airlicium gosto muito, bom saber que ele está incluído no protetor com UVA e UVB

  2. Avatar de Silvia Andrea

    Realmente não presto a atenção nisso, vou ficar mais atenta.

  3. Avatar de Luna

    Você sabia que os cabelos também precisam de proteção contra o sol? Tem uma linha de leave-ins que protege contra ação dos raios UV, prolongando a nutrição, hidratação e proteção aos fios.

    Confira neste link = http://www.qualityluna.com.br/buscar?q=leave

  4. Avatar de Zil

    realmente não sabia da importância do ppd,estou usando sunmax diz que tem uva 13 seria a mesma coisa?mas vc diz que seria no minímo 15?sempre gostei desse filtro vc acha que 13 é pouco?

  5. Avatar de Paula Varoli

    O Filtrum Ultra Seco é um protetor solar com FPS 30 indicado para pele oleosa. Ele ajuda a controlar a oleosidade e ainda protege a pele contra os raios solares, mesmo em ambientes fechados
    Um dos melhores filtros solares que conheço, principalmente para peles oleosas. Amo!

  6. Avatar de Cristina

    Muito legal! Não era atenta ao ppd ou UVA nos protetores, agora vou ficar de olho

  7. Avatar de Rubia Coutinho

    Gostei de saber mais sobre os protetores.

  8. Avatar de Silene

    Nunca prestei atenção ao ppd, ótima dica, ficarei alerta.
    Maravilhosa e importantíssima matéria.
    Bjsss.

  9. Avatar de Kelli.

    Sim, costumo verificar nas embalagens. Estou usando o protetor facial Chronos da Natura, mas nele o FPS é 60 e o FPUVA é 20 (e não 30). Tenho usado tb o Anthelios da La Roche-Posay.

  10. Avatar de Lincon

    excelente reportagem.

  11. Avatar de Fer

    Eu sempre prestei atenção nisso porque um dermatologista já tinha me falado, a maioria das pessoas nem sabe do fator UVA e é difícil mesmo encontrar esse tipo de protetor.

  12. Avatar de Carla

    Eu achei bem legal…realmente não sabia.

  13. Avatar de Juju

    Gostaria de saber o que significa o PA ++++

  14. Avatar de Fabiane

    Muito bom, ainda bem que uso o anthelios airlicium e tem ppd 🙂

  15. Avatar de Mary Teixeira

    🙂

  16. Avatar de Julia

    Legal Celisa, valeu pelas dicas.

  17. Avatar de Danielle

    Muito bom o artigo, vou prestar atenção… então é por isso que ficamos com manchas, usamos protetor ruim.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva