Para a mulher que gosta de se cuidar

Você sabe a importância do Iodo?

Você sabe a importância do Iodo?

Atualmente, a importância do iodo para a saúde é muito subestimada. As pessoas costumam relacionar a falta de iodo apenas ao aumento da glândula da tireoide, doença popularmente chamada de bócio.

No entanto, o iodo desempenha muitas outras funções em todos os tecidos do corpo humano. O iodo é uma substância que conta com receptores para ser absorvida por diversos tecidos do corpo. Sua falta ocasiona deficiências para todas as áreas do organismo.

Os Problemas da Falta de Iodo

Muito além do hipotireoidismo, a falta de iodo atinge os tecidos da pele, da retina, da próstata, a mucosa gástrica, o sistema imunológico, entre outras funções. A deficiência de iodo ocasiona em nódulos e cistos na tireóide, nas mamas, útero, ovário e próstata.

É preciso suplementar o iodo?

Você sabe a importância do Iodo?

Normalmente, sim. Atualmente, é obrigatório que o sal de cozinha traga uma quantidade mínima de iodo para suprir essa necessidade do organismo. No entanto, além do fato que as pessoas evitam cada vez mais colocar sal na sua alimentação, o iodo é um elemento com ponto de ebulição muito baixo. Isso significa que as temperaturas altas do cozimento são suficientes para fazer evaporar o iodo do sal. Com isso, você absorve pouquíssima quantidade do iodo.

O organismo também acaba excretando boa parte do iodo, afinal os sistemas captadores do iodo também são responsáveis por absorver outros halogênios, tais como o flúor, o cloro, o brômio e o astato. Estes costumam chegar em grande quantidade no organismo todos os dias. O excesso deles impede a correta absorção do iodo.

Suplementação como Terapia

A quantidade de iodo que o ser humano precisa ingerir diariamente não é suprida pela alimentação. Hoje, alguns estudiosos propagam que a quantidade ideal de iodo é de 1 miligrama por dia. No entanto, os japoneses (um dos povos mais saudáveis e longevos do mundo) consome entre 3 e 14 miligramas diários de iodo.

Para regular o iodo no organismo, é necessário dar quantidade e garantir a absorção. É por isso que a suplementação é uma terapia altamente eficiente. Em um primeiro momento, o organismo precisa de quantidade a mais de iodo para que possa competir com outros elementos “concorrentes”.

Também é recomendável adequar a alimentação, já que existe um elemento que compete diretamente pelos captadores, o bromo. Encontrado principalmente em pães e bolos, é um elemento tóxico ao organismo. A suplementação mais recomendada pelos especialistas é chamada de Solução de Lugol.

Benefícios de uma Boa Quantidade de Iodo no Organismo

Você sabe a importância do Iodo?
  1. Crescimento físico e neurológico: O minério iodo é fundamental para o correto funcionamento da glândula da tireoide, reponsável por sintetizar os hormônios que atuam no crescimento físico e também no neurológico. O iodo permite também um crescimento saudável dos cabelos e unhas.
  2. Ajuda a eliminar toxinas: O iodo também é importante para ajudar a eliminar as toxinas presentes no corpo. O minério é, especificamente, combativo a alguns produtos químicos nocivos, como chumbo, flúor e mercúrio.
  3. Melhora o metabolismo: O iodo é imprescindível para a síntese de hormônios da tireoide. Estes hormônios agem em prol do metabolismo basal, dos lipídios, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de alguns minerais, auxiliando também no equilíbrio da temperatura corporal.
  4. Melhora a imunidade e a saúde em geral: Como são fundamentais para a síntese dos hormônios tireoidianos, os índices de iodo presentes no corpo auxiliam na regulação do ritmo cardíaco e da pressão arterial. É por causa disso, por exemplo, que o mineral é também um importante aliado para o funcionamento correto do fígado, dos rins e dos ovários.
  5. Bom para as mamas: o iodo pode reduzir significativamente as condições como a turgescência fibrose e a sensibilidade mamária. Ele age como um alívio para doenças fibrocísticas e é amplamente utilizado até mesmo em terapias. Muitos especialistas acreditam que boas quantidades de iodo podem ajudar na prevenção do câncer de mama.
  6. Melhora o desempenho do corpo: a Solução de Lugol também desempenha um papel importante em manter excelentes níveis de energia do corpo, garantindo uma ótima utilização de calorias, sem permitir que sejam depositadas como gorduras em excesso.
  7. Bom para o sistema reprodutivo: a Solução de Lugol ajuda no crescimento normal e na maturidade dos órgãos reprodutores. Uma quantidade suficiente de iodo em mulheres grávidas é essencial para evitar natimortos ou condições cognitivas como cretinismo dos bebês. Ele também garante a circulação adequada e ajuda no desenvolvimento da fala e da audição em bebês.
  8. Remove substâncias químicas tóxicas: iodo pode eliminar as toxinas químicas no corpo como chumbo, flúor, mercúrio, etc., além de toxinas biológicas e pode fortalecer o sistema imunológico. O iodo também evita a proliferação de bactérias nocivas no estômago.

Excesso de Iodo

Dificilmente ocorre intoxicação por iodo no organismo. A dose de uma a duas gotas de Solução de Lugol é bem segura.

O consumo excessivo de iodo é pouco frequente. Por vezes, as pessoas que vivem perto do mar consomem uma quantidade excessiva de iodo porque comem grandes quantidades de frutos do mar e bebem água rica em iodo, assim como ocorre comumente no norte do Japão.

O consumo excessivo de iodo normalmente não afeta a função da tireoide, mas às vezes pode afetar, sim. Isso pode fazer com que a tireoide se torne hiperativa e produza hormônios tireoidianos em excesso (hipertireoidismo), particularmente em pessoas que costumavam consumir uma quantidade muito pequena de iodo.

Se as pessoas consumirem quantidades muito grandes de iodo, eles poderão sentir um gosto metálico em sua boca e produzir mais saliva.

8 comentários para “Você sabe a importância do Iodo?”

  1. Avatar de Jacqueline Borges

    Excelente matéria, muito esclarecedora!
    Gratidão \o/

  2. Avatar de Glaucia

    Eu uso o iodo por causa da tireoide. Muito bom!

  3. Avatar de Dinamerica Pereira De Farias

    Que matéria ineressante! Valeu a pena ler.

  4. Avatar de Sonia

    Boa tarde!
    Como podemos tomar o iodo?
    Encontra facil na farmacia?

  5. Avatar de Maria Das Graças Silva

    Quem tem pressão alta controlada pode tomar Iodo? Onde encontro fácil?

    1. Avatar de Humberto Moura Leite

      Maria, vc deve usar iodo, ele só faz bem para o organismo, em todos os aspectos.

  6. Avatar de Humberto Moura Leite

    Sou Psicanalista e terapeuta Ortomolecular, indico para todos os meus clientes e amigos e parentes, o uso de solução de lugol a 5%. Ajudei várias a não fazer cirurgia da tireoide, os cistos desaparecem, inclusive dos ovários, miomas simplesmente somem, sem contar que o filho de uma mãe que usou iodo na gestação possuem QI mais alto.Eu tomo 5 gotas num copo com água, todos os dias.

  7. Avatar de Márcia

    Ótima matéria! Já uso lugol, mas tenho uma dúvida: a partir de que idade podemos suplementar? crianças a partir de que idade?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva