Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Benefícios da Própolis

Conheça os Benefícios da Própolis

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.

Publicidade

A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.

Composição da Própolis

  • Resinas vegetais e bálsamos: 50%
  • Cera de abelha: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Grãos de pólen: 5%
  • Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
  • Flavonoides: Ésteres cafeinados.

Propriedades e Aplicação da Própolis

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:

  • Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
  • Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
  • Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
  • Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
  • Age como antioxidante no organismo.
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.

A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:

Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.

Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Conheça os Benefícios da Própolis

Tipos de Própolis

Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora.

Própolis Verde

A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas, extratos e exudatos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.

A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites. Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes.

Própolis Vermelha

A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.

A própolis vermelha caracteriza-se por possuir constituintes diferenciados dos outros 12 tipos de própolis já conhecidos e catalogados, tornado assim um produto único e diferenciado. Os constituintes únicos encontrados somente na própolis vermelha são: benzofenonas, preniladas, dihidroxiisoflavona, homopterocarpina, medicarpina e isoflavona. Somando-se estes diferenciais aos benefícios em comum das variações do propolis, o própolis vermelho é considerado um produto diferenciado e cobiçado em diversos países.

Própolis Preta (tradicional)

É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular. A propolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.

Os componentes ativos mais importantes são: composto fenólicos, flavonóides, enzimas, derivados do ácido benzóico, ácido cafeico, ácido e álcool cinâmico, benzaldeído, terpenos e óleos essenciais.

Modo de usar

  • Para crianças: 3 a 5 gotas uma vezes ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
  • Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.

Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.

A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.

E você, já experimentou essa maravilha?

341 comentários para “Conheça os Benefícios da Própolis”

  1. Avatar de Ednalva Aparecida De Godoy

    Quero saber se posso por no suco? E como faço para passa nas manchas do rosto?

  2. Avatar de Selma B. Silva

    Pro meu filho que quase morri de tanto vê-lo sofrer com rinite, o própolis tem sido quase cura.De 04 anos pra cá nunca mais dei antibióticos pra ele,todo ano do outono pra frente era um inferno,eu chegava a chorar de ver como ele tinha uma rinite severa.Comecei dando com suco de laranja morno a noite e poucas gotas ,hoje dou a noite com chás diversos.Começo logo que entra o outono.Estou dando própolis verde sem alcool.Pra mim não tenho nem palavras.Amo as abelhas.

  3. Avatar de Junior Kitcho

    adorei

  4. Avatar de Maria De Lourdes Coelho

    Estava com muita tosse e dor de garganta. Pinguei extrato de própolis direto na garganta, 10 gotas, quatro vezes ao dia. A tosse cessou em cinco dias, a dor também.

  5. Avatar de Lili

    Usei extrato de Propolis nas patinhas do meu cachorro que estavam cheinhas de bicho de pe. Resolveu 100% em 5 dias 2 x ao dia pingava direto nas patinhas. Veio pele novinha super macia , nem dá p acredtitar!

  6. Avatar de Ana Maria Silva Possamai

    Comecei a tomar, tenho rinite alérgica, estou passando um bom pedaço ,nossa egião é seca de sei meses, poeira, ao mesmo tempo frio, alias refresca, mas para nós é frio, 40 graus, e baixar ate 18, não sempre mas neste momento esta essa transição de clima, mas tomei bicabornato de sódio com limão para esmagrecer, sinto muito gorda pela minha altura, e deu uma reação alérgica, e fraguesa, veio na cabeça, vou tomar própolis, comecei a me sentir melhor, guaze sumindo, mas sinto melhor, meu patrão meche com criação de abelhas, muito bonito o trabalho e perigoso, mas tem todos os equipamentos, graças a Deus estou me sentindo melhor

  7. Avatar de Maria Simone Guilherme De Oliveira

    Estava com mal estar tomei 30 gotas logo fiquei boa

  8. Avatar de Claudette Possani

    Propolis realmente é um santo(remedio) ou chame do que quiser. Estava com uma dor horrivel na barriga, devo ter comido alguma coisa estragada, o figado ou baço doia sem parar, tomei 20 gotas de propolis, fiz um cha verde. Dormi e acordei sem nenhuma dor. Parece um milagre!!!

  9. Avatar de Maria

    O meu filhote tem 2 anos alergias alimentares,será que o própolis pode ajudar??

  10. Avatar de Vivaldo

    Realmente o própolis é excelente, eu uso própolis em cápsula para tomar, geralmente uso quase que diariamente, gostaria de saber se tem alguma contra indicação, e se é bom ou devo tomar somente quando necessitar.

  11. Avatar de Anael Silva

    tenho rinite alérgica, posso por própolis no nariz ??

  12. Avatar de E Der Lima

    Usar propolis, verde deixa as fezes verdes também aconteceu com alguém.

  13. Avatar de José Rivanildo Sandes

    Passei 5 anos tomando ezomeprazol quando parava de tomar por dois dias uma azia forte vinha igualmente um fogo. Depois que comecei a tomar própolis nunca mais sentir azia é realmente um santo remédio.

  14. Avatar de Nadir

    Será que propolis eleva a pressao arterial?

  15. Avatar de Bruna

    Existem própolis próprios para o nariz, inclusive eles já vem com a bombinha para borrifar dentro da narina, eu uso sempre que preciso e o resultado é maravilhoso, nas primeiras vezes arde muito, mas com o uso o ardor passa. Eu uso dois: Salomon Própolis ou Sinux Duo, ambos sem álcool.

1 4 5 6

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva