Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Nos últimos anos foi criada uma verdadeira indústria de produtos com colágeno: suplementos, cápsulas, bebidas e balas "beauty". Agora até certos alimentos estão adicionando colágeno. As vendas estão em alta e existem muitas propagandas sobre a eficiência do colágeno na pele, mas será que ele é eficiente mesmo para deixar sua pele mais firme?

Publicidade

Desde quando publiquei pela primeira vez sobre o colágeno no site, já existia a dúvida se suplementos de colágeno funcionam mesmo. E é impressionante como esse assunto gera discussões. Para tentar esclarecer de vez essa dúvida, fiz uma pesquisa diferenciada para descobrir a verdade sobre os suplementos de colágeno.

Colágeno e Proteína

O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com a idade, o corpo produz cada vez menos: o colágeno começa a cair por volta dos 30 anos, e vai diminuindo cerca de 1% a cada ano que se passa.

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. Para saber um pouco mais, leia mais sobre o colágeno.

Como qualquer proteína que ingerimos, o colágeno é desmembrado em aminoácidos, através da digestão. Os aminoácidos são os "tijolos" da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como tecido muscular, pele, unhas, cabelos… ou colágeno!

Assim, que fique claro: suplementos ou alimentos "enriquecidos" com colágeno são tão eficientes para aumentar o colágeno no corpo quanto qualquer outro alimento naturalmente rico em proteína. O que importa é a qualidade da proteína, e o quão intactos estão seus aminoácidos. No final das contas, proteína é proteína — seja do feijão, do ovo ou do colágeno industrial.

O colágeno presente nos suplementos normalmente é extraído da pele e dos ossos de animais. É um subproduto industrial, muito raramente extraído com o padrão de qualidade que faria deste uma fonte de proteína de primeira qualidade. Infelizmente, solventes químicos potentes e alta temperatura são quase sempre usados.

Portanto, em geral, a conclusão é: dada a baixa qualidade nutricional dos suplementos, ingerir colágeno não significa aumentar o colágeno da pele de forma eficiente. Melhor é focar em uma alimentação saudável e variada, com muitas fontes de qualidade de proteínas, incluindo feijões, carnes, whey protein, ovo, sementes como chia e linhaça, castanhas e até brócolis.

Como tentar manter o colágeno na pele então?

Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

Além que comer proteínas, existem algumas vitaminas e minerais que nutrem e mantêm nossa pele saudável. Essas vitaminas e minerais ajudam o corpo a continuar produzindo o colágeno naturalmente:

  • Zinco. Regenera a pele e controla a secreção sebácea, sendo interessantíssimo para quem tem acne ou pele oleosa. Ajuda a clarear a pele, e ainda é fundamental para a proteção do colágeno e a elastina. Entenda mais sobre o zinco.
  • Silício. Atua na formação de colágeno, fibroblastos e elastina, por isso regenera e reestrutura a pele. O silício é o mineral que dá sustentação à pele. Sem ele, a pele literalmente se desintegraria. Protege a pele contra o envelhecimento.
  • Enxofre. É chamado de “mineral da beleza”, pois mantém a pele macia e jovem. O enxofre é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos. O enxofre pode ser a chave para ajudar as pessoas em certos tipos de acne. O enxofre ajuda a amaciar e embelezar a pele e no processo de cicatrização e nas marcas deixadas pela acne.
Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?
  • Vitamina A. A vitamina A renova a pele.  Também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele.  Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.
  • Vitamina B3. É uma das maiores amigas da pele. Seus benefícios vão desde o clareamento das manchas até a proteção contra a desidratação e contra a acne. Nas peles oleosas a niacinamida equilibra a produção de sebo; nas peles secas, aumenta a produção de ceramidas e garante a hidratação fisiológica da pele; nas peles com manchas, clareia através de um efeito iluminador.
  • Vitamina C. É importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. A Vitamina C é fundamental para a manutenção e cicatrização da pele.
  • Vitamina E. Um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para a pele, tanto em cápsulas quanto em cosméticos, a vitamina E é capaz de varrer um dos mais perigosos tipos de radicais livres que existem, o chamado radical peróxido. Ele protege a pele contra a radiação solar, contra as toxinas da poluição e evita o envelhecimento precoce.
  • Ômega 3. As gorduras também fazem muito bem à pele, deixa mais bonita e evita o ressecamento. Uma quantidade adequada de ômega 3 exerce um papel foto protetor da pele, devido as suas propriedades anti-inflamatórias. O ômega-3 bloqueia as células da pele, estimulando a produção de colágeno e forte fibras de elastina, que contribuem para uma pele mais jovem. Saiba mais sobre o ômega 3.

Voltando aos Suplementos…

Como falei no início do post, esse assunto ainda gera muita polêmica. Existem muitos relatos de pessoas que usam suplementos ou produtos com colágeno e que juram que a pele melhorou. Outras são mais céticas. E você? Já usou produtos com colágeno? O que achou? Compartilhe sua experiência nos comentários!

87 comentários para “Afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?”

  1. Avatar de Milla

    Olá moças ,eu também tomo colageno melhorou muito meu cabelo até cresceu rápido .Também em 4 meses não fiquei doente e não peguei nenhuma gripe , depois que acabou as cápsulas eu parei de tomar acabei pegando o resfriado .Agora depois de 2 meses voltei a tomar colageno . Espero que no futuro o colageno ajude na cura de estrias ,doenças de pele, queimaduras etc . Que o benefício do colageno ajudem a todos nós a melhorar o nosso organismo , pele , cabelo e unhas .

    1. Avatar de Verá Lúcia Da Silva

      Eu tomo cápsulas de colágenas a bastante tempo, e acho muito bom os seus efeitos. Tenho 49 anos e as pessoas acham que tenho no máximo 35 anos! Adoro

      1. Avatar de Simone Mendes

        Estou usando colageno hidrolisado no café da manhã e no almoço estou adorando o resultado
        Da pele das unhas e dos cabelos.
        Fica a dica.

        1. Avatar de Clesio

          Efeito placebo…

    2. Avatar de Neia

      Bom dia eu uso colágeno hidrolisado Naara..
      Da Jeunesse e acho ótimo…

  2. Avatar de Marcio

    Além de uma colher de sopa de colágeno hidrolisado em pó com suco ou água,beba bastante água ,coma peixes,frango e pelo menos uma vez por mês carne vermelha,o resto do mês você pode comer ovos porque além de albumina contém muita proteína,uma cápsula de vitamina C por dia, e um suplemento vitamínico por dia,regre de saladas e frutas seus lanches.Garanto funciona mesmo mas se largar o tratamento não verá resultados,haja de forma religiosa com essa alimentação e dará grande longevidade a sua beleza desde que não use drogas,fumo ou bebida alcoólica.

  3. Avatar de Perla

    A 3 meses tomo colageno com vitamina c em cápsula 3 x ai dia e suplemento vitaminico 3 x ao dia. Minha unhas e cabelos ficaram mais fortes, nas minha pele que era limpa sem acne esta aparecendo bastante. Estou preocupada, será que é o colageno?

    1. Avatar de Angélica Luna

      Perla,
      sempre que tomo suplementos vitaminicos me aparecem acnes inclisive no pescoco e costas. Minha dermatilogista confimou que é dos suplemento, mas que nao acontece com todo mundo.

  4. Avatar de Paulo Roberto Magalhães

    Minhas unhas crescem muito rápida depois que passei a usar colageno. É verdade?

  5. Avatar de Irene Beatriz

    Tomo colágeno com proteínas já a mais de 4 anos , tomo tbm vit E, sinto que o colágeno tm me ajudado bastante na firmeza da pele, resistência, nas unhas , cabelo e etc… e a vit e tbm, sinto isso qndo fico alguns dias sem tomar . Portanto vejo o colágeno e a vit E como um suprimento vitamínico muito bom que tm o poder de nos ajudado bastante nestes aspectos…

  6. Avatar de Conce

    Adorei a matéria sobre colágeno, vou começar a tomar espero que dei certo.

    1. Avatar de Clesio

      Então vc não entendeu a matéria…não adianta tomar…

    2. Avatar de Neile Cavalcante

      Qual a quantidade d cápsula q vc toma por dia?

  7. Avatar de Danisia Sampaio Cruz

    Estou correta tomando vitamina C com o Colágeno hidrolisado?

  8. Avatar de Hilana Medeiros

    gente estou tomando colágeno hidrolisado com vitamina C , Mais meu rosto está irritado e aparecendo várias espinhas que antes não tinha, pode ser efeito do colágeno .

    1. Avatar de Samantha

      Oi Hilana!
      Vc ainda esta tomando o colágeno?
      Porque eu estou tomando e tive este mesmo pensamento, parece que esta me dando mais espinhas, minha pele mudou muito.
      Me conte o que vc fez!!
      Abraços!

  9. Avatar de Maria

    Gente tomei por vários meses, porém ñ obtive bons resultados, agora estou usando um e estou amando ñ fico sem ele. So paro por uns meses ai volto com ele de novo. Um multivitaminico execente e barato você vê os resultados em um mês. Nas unhas no cabelo e pele.
    O nome dela é: Pill food* nele também contém o colágeno.

  10. Avatar de Letícia Alves

    Uso o exímia firmalize, colágeno em pó. Sinto a pele, com o uso contínuo, bem hidratada e macia. Mas entram os cremes também. Acho q não é milagre, é disciplina.

  11. Avatar de Rosangela

    Rosangela, Eu estou usando colágeno, e estou amando ,minha pele ficou mais idratanta ,o resultado es visivel.

  12. Avatar de Michely

    O colágeno da top derme alguém já tomou faz 4 dias que tomo e sinto uma sensação estranha no estomago, como se estivesse com fome? Se alguém toma comente por favor!

  13. Avatar de Luzia

    Estou tomando Colágeno em pó SANAVITA, em 20 dias já percebi boa diferença no cabelo, e agora na pele, fora que é gostoso de tomar.. 😉

    1. Avatar de Fatima

      Eu tomo colágeno em pó Sanavita há uns quatro anos e estou adorando. Não só para a pele, mas também para as articulações dos meus joelhos

  14. Avatar de Arzelinda Garcia Motta

    Eu tenho muita acne uns carocinhos na pele q parece espinha ,mas são duras já fui à dermatologista , usei durante o período os produtos na pele, e não adiantou isso está me incomodando muito não sei mais o que fazer.Me dêem uma solução uma dica .me ajudem .

  15. Avatar de Brenno Vilaça

    Eu conheço uma marca Brasileira que tem um produto ótimo é Colágeno em cápsula da Boulevard Monde e Da Jeunesse é o melhor que ja indicamos para as clientes la na clínica.

    Basta entrar em contato que mando o link site pra vocês. (zap: (27)997012118)

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva