Queda de Cabelo

Queda de Cabelo

Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.

Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:

  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.

Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.

Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Queda de Cabelo

Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

  • Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe;
  • Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
  • Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
  • Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais, podendo esta ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

Saiba mais sobre Anticoncepcional

Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Saiba mais sobre Calvície

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

  • O estresse psíquico;
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos.

Resolvi fazer uma compilação dos tratamentos de queda de cabelo que já foram publicados aqui no blog que eu acho que quem ainda não leu, vale a pena dar uma conferida…

Queda de Cabelo

Avicis

O Avicis é uma solução capilar indicada para o tratamento de queda de cabelo, principalmente relacionada a fatores hormonais.O alfa estradiol (Avicis) é recomendado apenas em casos de AAG(Alopecia Androgenética), se a causa da queda for outra, o remédio não fará o efeito esperado...
Queda de Cabelo

Kerium Antiqueda La Roche Posay

o Laboratório La Roche-Posay encontrou a solução para o desafio de desenvolver uma fórmula que trate o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, ter um efeito cosmético para deixar os fios macios e com brilho.
Queda de Cabelo

Minoxidil

O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo...
Queda de Cabelo

Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus

O Extrato vegetal de jaborandi ativa a circulação sangüínea promovendo uma melhor oxigenação e nutrição das raízes, e dessa maneira estimula o crescimento capilar. Contém jaborandi, Alecrim, Quilaia, Vitaminas A, B e E
Queda de Cabelo

Pilexil

Pilexil é um tônico capilar que tem por finalidade a redução da queda dos cabelos. Em sua fórmula contém extrato de Serenoa serrulata que apresenta a propriedade de inibir a 5 alfa-redutase.
Queda de Cabelo

Shampoo Anaphase by Ducray

Complemento para o tratamento anti-queda que reativa as funções papilo-bulbares estimulando o couro cabeludo e a microcirculação, através do aumento do aporte de nutrientes e favorecendo a penetração das vitaminas
Queda de Cabelo

Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L

Está com problemas de queda de cabelo? Veja a dica da leitora sobre um tratamento capilar a base de minoxidil e outros componentes...
Queda de Cabelo

Loção Anastim para Queda de Cabelo

Na resenha de hoje, a leitora Natália enviou uma dica sobre a loção capilar Anastim da Ducray. Alguém já usou? A Loção Antiqueda Anastim contém vitaminas e estimulantes e melhora a circulação do couro cabeludo, fortificando e melhorando a queda de cabelo.
Queda de Cabelo

Babosa Contra Queda de Cabelo

Costumo utilizar a babosa para fortalecer os fios e evitar a queda, e realmente nesse quesito já comprovei a eficácia da Babosa. Ela é excelente pra diversos motivos de queda, seja por químicas excessivas ou algum problema hormonal e até para calvície
Queda de Cabelo

Loção Capilos

Capilos Loção Capilar está indicado para auxiliar na prevenção e redução da queda do cabelo, assim como diminuição da oleosidade do couro cabeludo. É uma formulação não-oleosa de fácil aplicação e secagem rápida. Sua apresentação é em mousse
Queda de Cabelo

Tratamento para Queda de Cabelo

A finasterida é um medicamento de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção de enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda)

317 comentários para “Queda de Cabelo”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Na ultima medica que fui, fora do Brasil,
    ela me mandou tomar melatonina 3mg, todas as noites.
    Comecei meu tratamento há 1 semana, e vi
    que realmente meu sono era de qualidade ruim
    quanto ao cabelo os resultados demoram 3 meses, mas já venho compartilhar, porque
    é um tratamento novo e natural, e faz bem pra
    inúmeros problemas, foi até capa da Isto é, como um super remédio . Bos sorte pra nós

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ola boa tarde , estou c/ muita queda de cabelo priscipalmente quando lavo cai muito . sinto foi derepente . abraço

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi estou com muita queda de cabelo comecou derrepente principalmente quando lavo ja percebi que meus cabelos estao ralos estou tomando pantogar ja a um mes mas nao ta resolvendo o que eu faso

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    A queda de cabelos ocorre pelo enfraquecimento da melanina,veja mais detalhes no
    http://www.maissaudecombeleza.blogspot.com.br

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :oops:

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá! Boa tarde!
    Minha dermatologista indicou a cápsula Priorin, mas não estou achando no Brasil, parece que só tem na Europa. O fabricante é a Bayer Espanha.
    Alguém conhece um site de confiança para eu comprar?
    Obrigada!
    Abraços!

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Alguem ja tomou vitamina para fortalecer o cabelo?
    Estou tomando uma vitamina que é zero caloria.Será que ela engorda?

1 3 4 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?