Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Vamos falar de óleos essenciais? Quem já é adepto à pratica da aromaterapia sempre diz que o óleo preferido é o de lavanda (esse é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem perfume delicioso e é extremamente versátil. Ele é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranquiliza.

Para quem ainda não conhece, óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Para saber mais informações sobre esse mundo maravilhoso dos óleos essenciais, veja esse post.

O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório,  antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo. Esse óleo é realmente incrível.

Em que situações o óleo de lavanda pode ser útil?

  1. Peles oleosas, secas, inflamadas e acne
  2. Dor de cabeça
  3. Insônia e agitação
  4. Picadas de insetos e dermatites
  5. Queimaduras e assaduras da pele
  6. TPM e cólicas menstruais
  7. Cabelos opacos e fragilizados
  8. Ansiedade e depressão
  9. Aumento do bem-estar em geral
Óleo Essencial de Lavanda

Dicas de Uso do Óleo de Lavanda

Para aliviar tensão nervosa: 10 gotas no difusor, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.

Para insônia: 4 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Ou coloque umas gotas no pulso e esfregue. Respire profundamente.

Queimaduras solares ou irritações na pele: 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 10 ml de água gelada, e borrifo no local. O alívio é imediato. Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas.

Para assaduras de bebê: 4 gotas de para 10ml de óleo de coco (aplique a cada troca de fraldas)

Dor de cabeça de origem nervosa: Coloque 2 gotas em cada têmpora e massageie.

Cólicas menstruais: Utilize 10 gotas de óleo essencial de lavanda em meio litro de água quente, usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. Ou misturar 9 gotas de em 2 colheres de chá ou 10 ml de óleo de amêndoas doces (ou de semente de uva) e massagear a pelve.

Irritação na garganta: Faça uma inalação do vapor de lavanda (200 ml de água fervendo + 5 gotas de óleo essencial de lavanda). Alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto (+5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.

Dores musculares: 10 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal. Se a dor muscular for muito intensa pode se acrescentar gotas de outros óleos como alecrim, copaíba e tea tree.

Para acne: Com o auxílio de um cotonete, pinge umas 2 gotinhas no cotonete e passe diretamente na acne. Repita o processo 2 vezes ao dia.

Para peles secas e irritadas. Coloque a quantidade de hidratante na sua mão que for usar na pele, pingue duas gotinhas do óleo essencial de lavanda, misture e passe na pele.

Queda de cabelo: Separe 5 ml de um óleo vegetal de sua preferência e acrescente 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem e passe no couro cabeludo massageando bem. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.

Óleo Essencial de Lavanda

É muito importante saber a procedência do óleo essencial de lavanda francesa. Certifique-se se o produto não é misturado com outras essências (por exemplo), pois assim ele não surtirá o efeito completo: o óleo essencial precisa ser puro e natural.

Tem várias marcas boas no mercado: Terraflor, Cativa, Força da terra; mas a minha preferida é a Bioessência.

Onde comprar?

Tem várias lojas online de produtos naturais que vende. Eu particularmente compro meus óleos na Natue: eles têm uma grande variedade de óleos essenciais, e as marcas são confiáveis. (esse aqui é o óleo de lavanda da Bioessência, o meu preferido).

E você, já experimentou o óleo essencial de lavanda?

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

67 comentários para “Óleo Essencial de Lavanda”

  1. Avatar de Malu Moreira

    Olá estou começando a usar óleos essências e tenho de lavanda e limão.
    Eles servem para tosse??

  2. Avatar de Maria Lidere Lira

    como faço pra compra o lavanda

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva