Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Vamos falar de óleos essenciais? Quem já é adepto à pratica da aromaterapia sempre diz que o óleo preferido é o de lavanda (esse é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem perfume delicioso e é extremamente versátil. Ele é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranquiliza.

Para quem ainda não conhece, óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Para saber mais informações sobre esse mundo maravilhoso dos óleos essenciais, veja esse post.

O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).

Óleo Essencial de Lavanda

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório,  antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo. Esse óleo é realmente incrível.

Em que situações o óleo de lavanda pode ser útil?

  1. Peles oleosas, secas, inflamadas e acne
  2. Dor de cabeça
  3. Insônia e agitação
  4. Picadas de insetos e dermatites
  5. Queimaduras e assaduras da pele
  6. TPM e cólicas menstruais
  7. Cabelos opacos e fragilizados
  8. Ansiedade e depressão
  9. Aumento do bem-estar em geral
Óleo Essencial de Lavanda

Dicas de Uso do Óleo de Lavanda

Para aliviar tensão nervosa: 10 gotas no difusor, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.

Para insônia: 4 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Ou coloque umas gotas no pulso e esfregue. Respire profundamente.

Queimaduras solares ou irritações na pele: 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 10 ml de água gelada, e borrifo no local. O alívio é imediato. Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas.

Para assaduras de bebê: 4 gotas de para 10ml de óleo de coco (aplique a cada troca de fraldas)

Dor de cabeça de origem nervosa: Coloque 2 gotas em cada têmpora e massageie.

Cólicas menstruais: Utilize 10 gotas de óleo essencial de lavanda em meio litro de água quente, usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. Ou misturar 9 gotas de em 2 colheres de chá ou 10 ml de óleo de amêndoas doces (ou de semente de uva) e massagear a pelve.

Irritação na garganta: Faça uma inalação do vapor de lavanda (200 ml de água fervendo + 5 gotas de óleo essencial de lavanda). Alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto (+5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.

Dores musculares: 10 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal. Se a dor muscular for muito intensa pode se acrescentar gotas de outros óleos como alecrim, copaíba e tea tree.

Para acne: Com o auxílio de um cotonete, pinge umas 2 gotinhas no cotonete e passe diretamente na acne. Repita o processo 2 vezes ao dia.

Para peles secas e irritadas. Coloque a quantidade de hidratante na sua mão que for usar na pele, pingue duas gotinhas do óleo essencial de lavanda, misture e passe na pele.

Queda de cabelo: Separe 5 ml de um óleo vegetal de sua preferência e acrescente 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem e passe no couro cabeludo massageando bem. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos normalmente.

Óleo Essencial de Lavanda
Óleo Essencial de Lavanda

É muito importante saber a procedência do óleo essencial de lavanda francesa. Certifique-se se o produto não é misturado com outras essências (por exemplo), pois assim ele não surtirá o efeito completo: o óleo essencial precisa ser puro e natural.

Tem várias marcas boas no mercado: Do Terra, Now, Terraflor, Cativa e Bioessência.

E você, já experimentou o óleo essencial de lavanda?

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

74 comentários para “Óleo Essencial de Lavanda”

  1. Avatar de Malu Moreira

    Olá estou começando a usar óleos essências e tenho de lavanda e limão.
    Eles servem para tosse??

  2. Avatar de Maria Lidere Lira

    como faço pra compra o lavanda

  3. Avatar de Val

    Eu tive uma crise tão forte de gastrite mesmo seguindo a dieta e os medicamentos fitoterápicos e homeopatia.
    Dilui o óleo essencial de lavanda no suco de limão pela manhã e no leite de coco feito em casa à noite. E passou a crise. Estava insuportável.

  4. Avatar de Lúcia Marin Santos

    Tenho rosácea, vermelhidão e muitos vasinhos,pele mista,quais óleo essencial,seria bom e em qual proporção?

  5. Avatar de Heloisa

    Otima materia, só uma observação, os óleos essenciais (alguns, não todos) podem e até devem sim ser ingeridos, desde que sejam puros, e com certificação tanto de pureza, quanto de origem organica. A unica marca aqui no Brasil que tm essa certificação é a doTERRA, são maravilhosos, os unicos óleos essenciais comprovadamente puros comercializados no Brasil.

    1. Avatar de Eronilda Galdino De Souza

      ONDE COMPRAR BRIGADO

  6. Avatar de Eronilda Galdino De Souza

    onde comprar o óleo essencial de lavanda quero usa obrigada

  7. Avatar de Malu

    Matéria completa e útil. Obrigada por compartilhar.

  8. Avatar de Debora

    Gente, oleos essencias nao devem ser ingeridos, apenas com recomendação profissional, alem de que para usar na pele deve sempre diluir em bases neutras, oleos vegetais naturais que nao intupam os vasos, se colocar direto na pele pode causar serias irritações… para rosto e couro cabeludo é recomendado apenas uma diluição de 0,5% em 10 ml ou melhor 1 gota em 10 ml! Abraços!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva