Para a mulher que gosta de se cuidar

Você sofre de insônia?

Você sofre de insônia?

O sono é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas. É uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade.

Publicidade

Insônia é a condição caracterizada pela dificuldade de dormir, tanto no que diz respeito ao inicio do sono, como também à sua duração, propiciando uma sensação de noite mal dormida com cansaço ao acordar. Além disso, pessoas com insônia podem apresentar cansaço e sonolência durante o dia, assim como dificuldade de atenção e concentração na escola e no trabalho.

A insônia pode afetar pessoas de todas as idades. Na terceira idade a duração do sono tende a diminuir e também a tornar-se mais interrompido, sem que seja caracterizada a insônia.

A insônia é uma situação muito frequente, e o seu diagnóstico correto é fundamental na escolha da terapia.

O que pode causar a insônia?

  • Estresse: preocupações com trabalho, família, saúde, escola podem impedir a pessoa de relaxar e conciliar o sono;
  • Problemas de relacionamento: dificuldade nas relações afetivas;
  • Ansiedade: ansiedade severa, bem como ansiedade relacionada com o dia-a-dia, pode manter a pessoa alerta causando dificuldades para dormir;
  • Depressão: pessoas com depressão podem dormir demais ou ter dificuldades para dormir;
  • Uso de remédios: alguns medicamentos podem causar insônia em algumas pessoas, dentre eles: remédios para reduzir a pressão arterial; corticoides; antidepressivos; remédios para perder peso; betabloqueadores; antialérgicos; remédios para gripe (descongestionantes); remédios para asma;
  • Fatores ambientais: luz, barulho (tráfego, aviões, televisão, fábrica e até latido de cachorro);
  • Uso de certas substâncias contendo: cafeína; álcool; nicotina;
  • Irregularidade de horários: mudanças de horário e períodos de trabalho, principalmente à noite, podem levar à insônia. Estabelecer uma rotina é um fator importante para evitar a insônia;
  • Inatividade física: pessoas com estilo de vida sedentário podem apresentar dificuldades para dormir;
  • Comer demais tarde da noite ou estômago vazio: pode causar desconforto ao deitar o que dificulta a pessoa a pegar no sono;

Dicas para dormir bem

Você sofre de insônia?

Aquietar a mente é essencial para relaxar, mas muitos insones não sabem como conseguir isso. A meditação é uma poderosa ferramenta para alcançar esse objetivo. Existem várias formas e técnicas de meditação que ajudam a relaxar, aquietar a mente e facilitar o nosso sono. Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

  • Na hora de dormir, evite pensar em problemas ou fazer atividades que podem tirar o sono, como por exemplo, ficar no computador. Nessa hora você deve estar calmo e relaxado.
  • Evite cafeína, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.
  • Opte por refeições leves antes de dormir, evitando carne vermelha, frituras e gorduras. Prefira frutas, iogurte ou leite.
  • Nessa hora, use um tempinho para se cuidar. Tome um banho quentinho, escove os dentes, cuide da pele, do corpo e vista um pijama. Esses hábitos nos condicionam a dormir.
  • Ter um dia movimentado, praticando exercícios e caminhadas, é essencial para relaxar a noite.
  • Deite, feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.

Tratamento para insônia

Você sofre de insônia?

Ficar uma noite ou outra com dificuldade de dormir é normal. Se não é possível pegar no sono, mesmo obedecendo às orientações, é hora de procurar um especialista. Uma insônia que persiste de um a dois meses já está se encaminhando para uma insônia crônica.

Basicamente, o tratamento é dividido em não farmacológico e farmacológico. No primeiro, a principal indicação é fazer uma terapia comportamental. No ambulatório, o paciente é atendido por uma equipe médica, que fornece o diagnóstico e em seguida o encaminha para uma avaliação psicossocial – que avalia em detalhes o cotidiano do indivíduo. A partir daí, ele se torna um candidato a fazer terapia.

O tratamento farmacológico, como diz o nome, apoia-se em administração de remédios. Aí, entram em cena hipnóticos, antidepressivos e tranquilizantes – alguns até um pouco controversos, como os benzodiazepínicos. Criticados por oferecerem maiores riscos de tolerância e dependência, estas drogas são encontradas no Brasil com os nomes Dormonid, Lexotan, Rivotril e Valium.

Mas a escolha do remédio adequado vai depender fundamentalmente do diagnóstico, já que a insônia pode estar associada a outros transtornos, como depressão e ansiedade. Nesses casos, que são enquadrados na chamada insônia secundária, a falta de sono é tratada como um sintoma. O tratamento, então, é direcionado à doença de origem.

Mas o tratamento ideal para insônia é a mudança de pensamento. É tratar a insônia propriamente dita como fator secundário e tentar observar e tratar o problema real que está causando sua insônia.

91 comentários para “Você sofre de insônia?”

  1. Avatar de Solange

    bom dia! muito bom o artigo, sofro de insonia desde criança, na verdade nunca busquei ajuda médica para isso, pois acho que já me acostumei. Pelo menos uma vez na semana passo a noite em claro…
    Acho que vou tentar descobrir um médico, alguém sabe a especialidade?

    Quando não tenho a insonia, durmo normalmente.

    bjos

    1. Avatar de ★ Pri ★

      Oi, Solange

      Procure um médico Psiquiatra ………
      Uma terapia tbém poderá ajudar, em conjunto com medicamentos e psiquiatra .

      Na realidade pode ter n fatores a insonia , precisa ser investigado, pode ser motivos emocionais , hormonais assim vai…….

      Espero ter ajudado

      bjos

  2. Avatar de Camila

    a minha insonia é de ansiedade, qualquer coisinha fico ansiosa demais e não durmo….
    adorei o post

  3. Avatar de Joyce

    Ótimo artigo.

    Últimamente venho tendo insônia relacionada com ansiedade, pois me casarei no mês que vem. Na verdade a minha insônia veio acompanhada de outros sintomas, como febre, dor de cabeça, mal estar… Meu médico disse que é tudo emocional, por conta do casório.

    O que vem me ajudado é tomar um remédio chamado Serenus, ele é a base de Passiflora.
    Claro que tentar não ficar pensando no assunto, também ajuda bastante.

  4. Avatar de ★ Pri ★

    Bom dia, a todas

    celisa ótimo tema …veio a calhar p/ muitas meninas ……..vc como sempre muito atenciosa ……..e prestativa

    Adorei a resenha bem explicadinha ……..

    Minha mãe tem insonia , passa com psiquiatra , e toma remedios controlados há muito tempo, mas o medico ortomolecular foi quem ajudou mais , pq ela já não estava dormindo mais nem com remedios .

    bjos

    1. Avatar de Erika Costa

      Eu tomo rivotril a anos e não aguento mais,gostaria muito de saber de um remédio eficaz,pois tenho muito insônia e meu sonho é se livrar desse remédio do meu organismo.Bjos agradeço desde já. 😳

      1. Avatar de Daniela

        Oi Erika, assim como você sofro de insônia desde a adolescencia, demoro pegar no sono e acordo várias vezes a noite, além de perceber tudo que se passa a minha volta durante o sono.Eu atualmente tomo lioran, é um remédio novo e os efeitos colaterais são menores, não acordo mais com ressaca de remédios e meu dia é normal, mas as consequencias da insônia são terríveis, estou pré diabetica, com pressão alta, minha imunidade está sempre baixa…Enfim, só quem sofre com este problema sabe todos os transtornos que causa.

        1. Avatar de Mariana

          Comprei o rivotril gotas, comece com 7 gotas e vá diminuindo uma a cada 15 dias, assim vc se livra desse remédio. 😉

        2. Avatar de Mariana

          tomei rivotril por mto tempo, mas meu cérebro se acostumou e não fazia mais efeito e me causava mta queda de cabelo
          … mudei para Apraz (alprazolam).

  5. Avatar de Luiza Mendonça

    Não tenho, durmo como uma pedra!!.
    Já tive, e foi numa fase díficil de minha vida,
    o que me ajudou, foi a mudança no estilo de
    vida, passei a fazer caminhada diária e a não
    me cobrar muito, e tomei Passiflora (fitoterápico)
    bjokas

  6. Avatar de Valdete

    Excelente artigo; tenho insônia desde muito tempo, identifiquei-a em alguns tópicos citados. Nunca busquei ajuda médica e erradamente me mediquei, constatando que, com o passar do tempo, a dose usada já não causa o mesmo efeito e se a pessoa estiver ansiosa não funciona de jeito nenhum. A meditação aconselhada e os métodos aqui ensinados com certeza são eficazes e a partir de agora irei utilizá-los.
    Com meu agradecimento, meus parabéns a este site tão maravilhoso, tão informativo.Abçs.

  7. Avatar de Zildeth

    tomo rémedio controlado há anos se não tomo não durmo,fiquei dependente,isso é horrivel,se alguem souber de alguma coisa natural,por favor me ajuda beijo

    1. Avatar de M Lang

      Valerimed e natural,
      da sono assegurando uma noite tranquila e bem dormida.

  8. Avatar de Danielle Baltar

    muito bom o post,amei,andava precisando muito de alguns alertas…vc é um amor viu!fika na paz lindona.

  9. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

    ahhhhhhhhhh… Essa matéria é pra mimmmm… rsrsrs… Jisuis, essa “coisa” me persegue há mais de 12 anos… Mas eu sei pq: sempre fui ansiosa,perfeccionista e mto preocupada com tudo, até com coisas pequenas!

    1. Avatar de ★ Pri ★

      Oi, Ana Paula D.S. Costa

      menina ontem e hj tava lendo seus posts , e lembrei de vc é claro……..
      Aproveite as dicas e a troca de experiencias é tão bom.

      Boa sorte

      bjos

  10. Avatar de ★ Pri ★

    Oi, gentem

    Um exercicio relaxante e muito bom p/ insonia e ansiedade é a IOGA, reequilibram o funcionamento das glândulas, incluindo a glândula pineal, responsável pela liberação do neuro-hormônio que induz ao sono. “A ioga promove a respiração correta, uma das formas mais eficientes de reduzir a ansiedade.
    Alguns exercicios:
    1- Inspirar e expirar
    Sentado ou deitado, inspire trazendo o ar até o abdômen. Ao mesmo tempo, mentalize que está absorvendo a energia positiva do Universo e as qualidades de um sono tranqüilo. Depois, expire, abaixando o abdômen, e imagine as preocupações e a insônia sendo eliminadas.

    2 – Atenção aos pés
    Deite-se na cama de costas, região lombar apoiada no colchão, olhos fechados, respiração natural.

    Visualize seus pés e imagine que os deixa soltos, totalmente relaxados.

    Repita a visualização e a ordem de relaxamento com a musculatura das panturrilhas, suba até os joelhos e continue, relaxando todo o corpo, músculo por músculo, até chegar ao couro cabeludo. Se não dormir antes do final do exercício, pode ter certeza de que o sono virá logo, logo.

    bjos

    1. Avatar de Maria P. Vieira

      Menina, sua dica é muito interessante vou fazer esses exercícios, não que eu durmo mal mas, é sempre bom estar bém relachada, obrigada.
      Beijosss.

  11. Avatar de Mariana

    Oiii pessoal! meu problema é a preocupaçao, principalmente em semana de prova na faculdade, alem disso na semana q eu nao durmo direito sinto que meu cabelo cai + q o normal. Isso tem alguma coisa relacionada? bjoooo! amo esse site

  12. Avatar de Gi

    Eu sofro com isso há muito tempo, mas depois de algumas mudanças no estilo de vida isso vem melhorando cada vez mais. Eu chegava a chorar algumas noites pq queria dormir e não conseguia de forma alguma.
    O que eu passei a fazer é:
    Dormir cedo, acordar cedo, comer corretamente, estipular horário para tudo (para dormir, acordar, comer) e atividade física.
    Já tomei muuuuito remédio, mas da semana passada pra cá não tenho sentido necessidade.

    1. Avatar de Sandra

      noosa eu tb sofro som isso, e gostaria muito de conversar com alguem que conseguiu se livrar do remedio

  13. Avatar de Jussara

    oi meninas, matéria muito boa, tenho esse porbleminha que me afeta muito, é muito chato e já fico com trauma quando a noite chega, nem tenho mais vontade de ir para cama…

  14. Avatar de Luisa

    geralmente eu tenho sempre de domingo para segunda….

    domingo acordo meio dia e a noite não tenho sono de jeito nenhum… mas acho que isso não é insonia né? é só dormir/acordar em horários errados

  15. Avatar de Mary

    Parabéns pelo texto, vou incluir algumas dessas dicas para ver se melhora.

  16. Avatar de Céu

    Parabéns Celisa , pelo post publicado com tanta claresa e destalhes….me identifquei em muitos pontos…
    Começei a sofrer de insonia qdo os meus filhos nasceram…. dificuldades de pegar no sono ou de consiliar o sono durante a noite , acordando facilmente….
    tb sou muito eletrica e não paro na cama, me mexo muito e isso faz com que eu acordasse facilmente…
    Fui na clinica do sono aqui em Ctba com o Dr Melusso, e tratei durante anos com Clonazepam e amitritriplina….mas era um remedio targa preta e o medo de ficar viciada me incomodava…e eu tentei varias vezes alternativas para deixa-lo…. chás, maracujina, etc… e nada funcionava bem….
    ate que procurando muito na net , li sobre Tryptophan, que é o estimulante da seratonina, responsavel pelo sono…..
    acabei comprando na net o Tryptophan, ( http://www.nutrabulk.com/index.php?_a=viewCat&searchStr=Tryptophan&Submit.x=0&Submit.y=0&Submit=Go)
    e o tomo toda noite antes de deitar , ao me preparar para dormir…
    sempre que posso tb aplico 1 a 2 gotas de oleo essencial de lavanda no travesseiro que é calmante e relaxa….
    Assim tenho conseguido dormir bem, sem o remedio targa preta… isso a 2 anos aproximadamente… fico feliz que essa batalha ja superei….

    1. Avatar de Lea

      Ola Céu ,boa noite ,
      Voce sabe me informar onde eu posso adquirir este oléo de lavanda.Obrigado.

      1. Avatar de Céu
        1. Avatar de Ana Paula - Rj

          Oi Céu,tudo bem?

          Você já comprou nesse último site(inkanat)?
          Eu dei uma olhadinha e tem algumas coisas legais.É entregue pelo correio mesmo ou tem que retirar em algum lugar?

          Bjinhos!

          1. Avatar de Céu

            Querida, a inkanet é uma loja sediada na Espanha, onde tem otimos produtos e todos confiaveis… já comprei uma vez o oleo de argan ,maravilhoso por sinal, e com ótimo preço. A encomenda vem por correio, super bem embalada numa caixa discreta e é entregue em casa como acontece com a Feell, o morangão , cosme etc….
            Nunca ouvi ninguem comentar que foi taxada nas compras feita na Inkanet…
            mas vale a pena comprar pouco cada vez para as caixas não despertarem atenção pelo tamanho ou peso excessivo… beijokas..

          2. Avatar de Ana Paula - Rj

            Oi Lindinha!

            Obrigada pelas dicas.Vou comprar um oleo de argan.Vc comprou o desodorizado ou com o cheiro natural dele(eu li que é um pouco forte)?

            Bjinhos!

          3. Avatar de Céu

            querida, comprei o argan normal, sem cheiro…o cheiro dele é suave e suportavel, não incomoda não …fique tranquila…. eu comprarei novamente o sem cheiro na proxima vez….e pretendo comprar o de 500 ml que é mais vantajoso…. qual vc comprará?? se quizer optar pelo de 500ml , fico com a metade se vc topar…. beijokas…

          4. Avatar de Ana Paula - Rj

            Oi Céu,

            Te respondi no seu e-mail.

            Bjinhos!

    2. Avatar de Leandro

      O céu ,

      Muito bom ler seu relato , eu tomo 8 gotas de rivotril pra dormir e não aguento mais , já tentei de tudo ,
      Li seu comentário e eu comprei esse medicamento , ele é bom mesmo ?

      1. Avatar de Céu

        Oi Leandro

        Mandei e-mail pra vc !! Boa sorte querido !!

        1. Avatar de Weslley

          Olá Céu. De um tempo pra cá acabei ficando com insônia devido a um pico de ansiedade que estava passando. Estou tratando a ansiedade com escitalopram, ainda em doses bem baixas, quase homeopáticas, mas já vi algum resultado. Agora, o psiquiatra me passou um indutor de sono para a insônia, só que como a minha ansiedade está um pouco melhor, não quero fazer uso de indutor de sono (zolpidem) pois o sono não é o mesmo e ando acordando de madrugada com mais ansiedade por saber que só dormi por causa do medicamento. Daí vi que vc falou desse Tryptophan, poderia falar mais sobre a sua experiência com ele?
          Grato e que Deus lhe abençoe.

          1. Avatar de Céu

            Oi Wesley….

            Ansiedade , todos sofremos deste mal, mas temos que procurar controla-la no dia à dia…O correto é o que vc faz , tratar a ansiedade para diminuir a insonia… procure ler este artigo sobre os alimentos que ajudam a controlar a ansiedade http://envolverde.com.br/saude/conheca-10-alimentos-que-combatem-a-ansiedade/ !! Qto ao sono , eu ainda tomo ainda 2 capsulas de triptofano por noite para auxiliar o sono.
            O tryptofan é uma substancia natural , não trazendo efeitos colaterais ao corpo. Remédios targa preta ou controlados, procuro manter longe ( não sei se é o seu caso ) , por isso experimentei a melatonina 5 mg , e me trouxe excelentes resultados….
            Tente adquirir e experimentar a Melatonina .
            Tomo 1 capsula de melatonina 5 mg em conjunto com o tryptofano, para ter uma noite tranquila e relaxante.
            Estes dois produtos compro nos EUA sempre que alguém vai e trás pra mim…
            Qto a melatonina , ela é indicada por todos os médicos nos EUA e um comprimido pode lhe ajudar toda noite para um bom sono.
            Veja um artigo do Dr Bacarat sobre a melatonina e o sono

            https://www.facebook.com/barakat.vidasaudavel/posts/207800102633588

            Boa sorte no seu tratamento.

    3. Avatar de Sandro

      Oi! também tenho insônia… importei a melatonina o q vc acha devo tomá-la te fez bem
      att sandro

  17. Avatar de Maria P. Vieira

    Exelente essa matéria, com serteza vai ajudar muita gente que sofre de insônia,
    parabéns e um abraço pra vc.

  18. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde,
    Nossa maravilhosa esta matéria,é excelente saber de tudo isto!
    Sou agradecida,pois tudo muito interessante e importante.
    Abraços a todas…

  19. Avatar de Ana Paula Florencio

    Passei no Instituto do sono de Sao Paulo (Unifesp) atendimento através do SUS com uma excelente medica, a doutora Dalva Poyares. Apos fazer o exame solicitado chamado Polissonografia onde passei a noite no laboratorio para que fosse observado meu sono. Constatou-se que eu tenho “atraso de fase” ou seja meu organismo demora para entrar no sono REM que é o sono mais profundo, que é também a etapa que começa-se a sonhar. Foi me passado para tomar um hormônio natural chamado Melatonina que é a substancia responsavel pelo sono sem causar dependencia e faz com que eu tenha sono. Além disso faço tratamento com homeopatia que não tem efeito colateral e também uso gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro para relaxar. Com tudo isso minha insônia melhorou bastante.

    1. Avatar de Beatriz Nunes

      Poderia por gentileza me dizer onde comprou a melatonina? Pois tenho insônia e gostaria muito de comprar esse medicamento.
      Agradeço desde já sua atenção.
      Abraços.

  20. Avatar de ★ Pri ★

    Boa tarde, Ana Paula Florencio

    Tudo bem?

    Vi seu relato flor, minha mãe tbém tomou Melatonina , e foi ótimo até falei p/ Ana Paula Dermachi, vc gostou tbém?
    Minha mãe passa com Psiquiatra ele deu 20 capsulas de Melatonina , onde vc comprou flor?
    Pois sei que vem de fora ………..

    bjos kerida

    1. Avatar de Ana Paula Florencio

      Oi Pri…

      Tomo Melatonina e dá um soninho relaxante…rs, e a melhor parte é que não dá efeito colateral.
      Vem de fora mesmo, inclusive vende até pelo Ebay, mas a médica que passei me indicou três importadoras aqui no Brasil para comprar. Atualmente compro na Natural Quality, vou procurar os nomes das outras duas e os telefones da três e amanhã te passo flor.
      É vendido somente com receita médica e eu tomo a de 3 miligramas.

      Bjokas…

      1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

        Oi Ana Paula Florencio,

        Querida, se vc puder passar os telefones tb fiquei mto interessada!!! Na próxima consulta q eu tiver com meu médico falarei com ele!!! Só não entendi como é vendido pelo e-bay e precisa de receita :s

        Beijos querida!!! Fique com Deus!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥

        1. Avatar de Ana Paula Florencio

          Oi Ana

          Pode deixar que amanhã te passo os dados também, estou na casa do noivorido e por isso não estou com os dados aqui hoje…rs
          Bom na importadora que comprei aqui no Brasil me pediram para enviar a receita digitalizada via email.
          No Ebay acredito que é não necessário porque nos E.U.A é vendido em fármacias e supermercados sendo classificado como suplemento.

          Beijokas.

          Fica com Deus também!!!

          1. Avatar de Sandro

            Oi Querida !

            sou de ssa vc já vem tomando melatonina a quanto tempo?
            a mesma cria dependência?
            e pq ainda não liberaram no Brasil?
            Att Sandro

      2. Avatar de ★ Pri ★

        Oi, Ana Paula Florencio

        Bom dia Kerida!!!

        Há flor .passa sim viu…………minha mãe já tomou como já disse , mais ela nem passa mais com esse medico que deu p ela, e realmente foi bom, vc caiu do céu , qdo falar p/ ela , vai vibrar ……

        Obrigada viu

        bjos

  21. Avatar de Rubia

    adorei o artigo, tb tenho insonia

  22. Avatar de Ana

    GRAÇAS ADEUS SE TEM UMA COISA QUE FAÇO BEM É DORMIR.RSRRSRSR
    NÃO TEM NADA MELHOR UMA BOA NOITE DE SONO E CAPAZ ATE DE RESOLVER PROBLEMAS…
    QUE BOM SERIA QUE TODOS FOSSEM ASSIM….MAS AS DICAS SÃO OTIMAS VAI AJUDAR MUITA GENTE….BJUS.

  23. Avatar de Nick_morais

    Limpar a mente antes de dormir: Maior dificuldade.
    🙁

    Na hora de dormir sempre vem aquela vontade súbita de pensar em mil e uma coisas. Não dá pra resistir. Vez ou outra minha mãe fica ouvindo uns mantras legais, aí eu apago quase que instantaneamente.

    🙂

  24. Avatar de Liane

    Eu sofro com problemas de sono , naõ sei se é bem insônia rsrsrsr.Qdo durmo acordo varias vezes, e sempre acordo muito cedo e não consigo dormir mais ,qualquer barulho por menor que seja me acorda é horrivel…

  25. Avatar de Lea

    Acordar de manha com a sensação de que a noite não foi suficiente?É sempre assim que eu acordo quando deito durmo rapido depois acordo e fico rolando na cama o resto da noite é o que os especialista chamam de primeiro sono.Agora são 18:40 a minha cabeça dói de sono,ja tomei chazinho, passiflora para mim não resolveu nada .

  26. Avatar de Monica Patricia

    As vezes sofro sim de insonia, quando estou anciosa por alguma coisa. mas tento fugir dela todas as noites procuro à noite fazer meia hora de bicicleta em seguida faço um alongamento . Logo tomo um banho morno bem relaxante , incluindo um óleo corporal no corpo todo , faço o meu ritual de cremes facial noturno em seguida passo uma colonia de vanilla e tomo um chá bem quentinho de camomila . Oro e agradeço a Deus por esse momento especial e pelo meu dia e os meus familiares. Pode ter certeza tenho uma noite maravlhosa !!!!! ESTÁ AI A MINHA DICA.

  27. Avatar de Nah

    Boa noite, meninas…

    Meu “problema” é justamente o contrário… eu durmo DEMAIS !! rs
    Já cheguei a dormir 14h direto…
    Meus pais já falaram para eu procurar um médico mas nem fui porque, embora eu adore uma sonequinha (rsrs), eu não tenho dificuldade em acordar cedo, não fico sonolenta durante o dia…então já que está tudo bem, pra que mexer né/ rs

  28. Avatar de Nilva

    NOSSA! materia maravilhosa! eu faço tratamento a uns 10 anos,depressao e destubio do sono.
    Sabe ja sofri muito por ñ ter sono, e ñ sei oq é sentir mais isso .. eu chorava muito, dizia q se existisse PAPAI NOEL o unico presente q eu queria p toda vida, era um saco d sono.
    Minha insonia dura o ano td.entra ano e sai ano.nossa é horrivel ..eu ja tomei tds tipos de calmantes e antedepressivos tudo com medico neurologista.hj em dia tomo MELATONINA q é muito bom + p mim chegou tarde, meu medico me passou no final do ano passado, e aq onde moro é muito difçil comprar pq é importado.mas eu estou tomando MELATONINA 3 MG E LEXOTAN 6 MG.e mesmo assim ñ tenho um sono bom.
    Gente esse é meu drama, ja fiz td q é possivel psicologo terapia+ ñ melhoro.

    1. Avatar de Maria Dalva De Sousa Lima

      Use cloreto de magnésio PA + Vitamina D3. ok? Grata.

    2. Avatar de Sandro

      minha querida sei que é isso , masa acredite e possível amenizá- la pois tomo melatonina e faço yoga … e estou aprendendo a conviver com esse problema…mas procure ser feliz e viver um dia apó o outro n é sovc q tem…

  29. Avatar de Nilva

    Sei q esse site é muito respeitado! isso é um desabafo p mim.
    Sofro desse mal, insonia e depressao, pq aconteceu uma coisa em minha vida q desencadio isso. eu fui criada na roça e trabalhava tbm, eu tinha mais d 20 anos quando consegui um trabalho na cidade e fui morar com uma tia,entao numa noite eu sofri uma tentativa d estupro por um primo meu q , estava drogado e bebado.ai comecou meu drama.
    Jamais esperava isso eu era uma caipirinha da roça, ñ imaginava como era o mundo na cidade, tentei contra minha propria vida, o desespero era grande.
    Com passar dos anos consegui superar, mais deixou sequelas,MEDO DA NOITE! MEDO D DORMIR!.peço desculpa as leitores do blog mas esse desabafo me fez bem.OBRIGADA A TODAS…

    1. Avatar de Sandro

      Oh querida !
      tenha fé tenho também insónia , vc naõ está só, procure desabafar com alguém próximo a vc .procure yoga + melatonina , e no seu caso , continue tomando os calmantes e deixa nas mão de Deus é o q estou fazendo..uma vc consegue…tenha fé…

  30. Avatar de Nilva

    Ha quero dizer q MELATONINA é muito bom.. para quem nunca tomou calmante, melhor ainda pq o organismo ñ esta viciado com outras drogas
    No meu caso meu organismo ja viciou com calmantes, mas tomo mesmo assim …. tenho fé em DEUS q um dia ñ vou mais tomar calmantes só vou tomar melatonina.
    bjsss

    1. Avatar de Ana Paula Florencio

      Oi Nilva

      Acredite em Deus e tenha sempre fé e com certeza vai se livrar dos calmantes e ficar só com a Melatonina….

      Fica com Deus!!!!

      1. Avatar de Nilva

        Oi Ana Paula! obrigada! eu tenho certeza q vou sim
        Com DEUS sempre em primeiro lugar.
        Grande bjuu ; )

    2. Avatar de ♥biazinha♥

      Nilva minha flor que saudades de vc!
      Sinto muito por tudo que vc passou…
      Tenha Fé em Deus que Ele nos fortalece!
      Fique c/ Deus.
      Bjs

      1. Avatar de Nilva

        Biazinhaaaa!! sumida! saudades tbm…
        Coisas q a gente ñ imagina + acontece né.
        Foi bom p mim, coloquei td p fora,um desabafo msm…com certeza só DEUS nos fortalece..
        Obrigada lindona! 🙂 Obrigado tbm a Celisa! sem ela ñ conheceria tanta gente maravilhosa….
        Bjussssssss a tds..

        1. Avatar de ♥biazinha♥

          Nilvaaaaaaaaaa ohhhhhh minha querida que saudades de vc flor 😥 snif.
          Linda vc pode desabafar e pode contar conosco flor.
          Não suma mulé rs.
          Oh flor entra na comunidade. Faça cadastro. Assim vc poderá enviar mensagem p/ todas leitoras :D.
          Anote meu e-mail e escreva sempre que quiser biazinha76@yahoo.com.br
          Eu te procurei na comunidade e não te achei flor.
          Obrigada meu Deus por trazer minha miguxa de volta :D.
          Fique c/ Deus lindona e lembre-se EU QUERO. EU POSSO. EU VOU CONSEGUIR.
          Fique c/ Deus minha linda.
          Beijos da sua amiga Bia 🙂

    3. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      Oi Nilva…

      Saudades de vc!!! Amiga, q situação difícil a que vc passou… Imagino seu trauma… Mas tenha fé em Deus querida, pense que PASSOU!!! De resto, se vc ainda não procurou, tente ajuda de uma psicóloga lindinha… Vc poderá desabafar tudo q sente, suas angustias, seus medos, aflições… Eu já fiz por um tempo e me ajudou bastante viu?!? Só não fui mais pq cheguei num ponto q achei q deveria me resolver comigo mesma… Graças a Deus, tem dado certo… Mas vc poderia tentar sim, tenho certeza que é algo q pode te ajudar… Não é mto barato, mas em alguns lugares vc consegue até de graça… Tente universidades de Psicologia perto de onde vc mora ou pelo público mesmo, caso seja mto caro pra vc…

      Beijos querida, vou estar na torcida pela sua melhora e tenho fé em Deus que ela virá!!!

  31. Avatar de ♥biazinha♥

    Tenham Fé meninas, todas vcs são capazes e irão conseguir! Não desanimem nunca! Muita Saúde, Paz e força p/ todas vcs!
    Deus está conosco!

  32. Avatar de Angela Pedroso

    Esta semana li a seguinte frase:

    “PRATIQUE O AMOR E A PAZ DURANTE O DIA PARA DURMIR COM OS ANJOS DURANTE NOITE”.

    Acredito que faz todo sentido!!!

  33. Avatar de Rosinha

    Não tenho problemas com insônia, durmo a noite toda e acordo renovada. poder dormir a noite toda é tudo de bom. Bjos!!!

  34. Avatar de Elizete Cardoso De Lorenci.

    adorei as dicas, pois as vezes que pego no sono o dia já está amanhecendo e é hora de levantar que horror que vontade de dormir, mas não da mais,vou procurar seguir deu conselho bjs.

  35. Avatar de úrsula

    Tenho insônia quando fico ansiosa, isso é, pelo menos uma vez por semana eu não durmo. Já tomei passiflora e acho que me ajudou um pouco. Acho que vou comprar de novo.
    Ah, e vou usar também os exercícios relaxantes de ioga da Pri. Super legal! Bjos.

  36. Avatar de Sheila

    Adorei a matéria!
    Eu tenho problemas de insônia há pelo menos 4 anos. Agora estou no meu limite, comecei a ter problemas de concentração, fadiga, dores no peito, ficar ansiosa e mal humorada e com problemas intestinais.
    Estou fazendo exames e buscando tratamento adequado. Há um mês comecei a terapia, mas ainda não senti muita diferença.
    Pra quem dorme bem!!! bons sonhos!!!
    Eu vou tentar a ioga quem sabe da certo.
    bjs a todas!
    Sheila

  37. Avatar de Ana

    Olá Céu,

    Tambem moro em Curitiba; e voce disse que toma Tryptophan para insonia, esse produto é natural? pois eu prefiro sempre o natural… Voce sabe me fornecer alguns detalhes sobre ele? pode comprar sem receita médica?

    Desculpe tantas perguntas mas estou bem interessada nesse produto.Bjs querida.

    1. Avatar de Céu

      Oi Ana… moramos pertinho..comprei nos Eua sem receita, lá não exigem, mas o produto é natural…. posso te fornecer algumas capsulas para vc testar se quiser…me escreva…ceudalua@yahoo.com.br…que te mando a formula por e-mail , ok?? beijos

      1. Avatar de Sandro

        Oi Céu entre em contato comigo…
        tenho táambém e quero saber se vc tá se dando bem com a melatonina e tá se dando bem…?

  38. Avatar de Magda Quadros

    oi Ana Paula D S Costa! lendo o seu comentario ate mim vejo sou exatamente assim menima se caso ti derem uma dica passa ai pra mim !beijos …

    1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      Oi Magda…

      Olha, as dicas que me passaram até hoje foram essas que estão na resenha… Mas olha, não existe uma “fórmula mágica” ou algum “exilir” que vá fazer vc ficar curada da insônia e ansiedade de uma hora pra outra… É um trabalho longo, requer dedicação, calma e acompanhamento de profissionais de saúde… Não importa a linha de tratamento que vc decida fazer: naturais, fitoterápicos, homeopáticos, alopáticos, acupuntura… Eu passei por todos eles além de fazer dança do ventre por muitoooooo tempo, e alguns meses com psicóloga… Tudo me ajudou… E, por mais incrível que pareça, o nascimento da minha filha, hoje com 5 anos (estou com 35 aninhos “de nada” rsrsrs…), me trouxe uma serenidade que eu não imaginava encontrar dentro de mim… Claro que tenho as preocupações de qualquer mãe, tenho mais afazeres do que quando não tinha filhos, mas a minha pequena fez automomaticamente com que eu passasse a pensar mais nela, do que no meu problema de insônia… O melhor que vc tem a fazer é procurar um médico (a especialidade que vc decidir que é melhor pra vc dentre as que descrevi acima, e tem tb outras terapias alternativas… óleos essenciais como as meninas já disseram aqui, praticar uma atividade física, a dança do ventre me ajudou muitooooo e ajuda até hj pois não abandonei, só diminui a frequencia. Mas, por exemplo, se vc caminhar 30 minutos 3 ou 4 x por semana já vai se sentir melhor… Se puder, faça yoga, nunca fiz, mas sei que é maravilhoso pois tenho um amigo que é professor há mtos anos… enfim, as possibilidades são várias, e mtas são fáceis de fazer como vc viu na resenha…

      Beijos e desejo melhoras amiga!!! 😀

  39. Avatar de Ana Paula Florencio

    Oi Pri e Ana…

    Segue as informações que fiquei de passar, demorei, mas agora vai…rs

    Onde comprar melatonina:

    Vega: (11) 5524-8374 ou 5524-8368
    Natural Quality: (11) 3032-2250 ou 3501-0397
    Trade Farma: (11) 5539-6677

    Espero ter ajudado.

    Bjokas…

    1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      Oi Ana Paula Florencio

      Mto obrigada miga, na próxima consulta q eu tiver com meu psiquiatra vou falar com ele a respeito!!! Valeu mesmo!!!

      Beijinhos!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    2. Avatar de ★ Pri ★

      Oi, Ana Paula Florencio

      Obrigada flor 🙂

      Estava esperando por isso, kkkkk…….

      Precisa de recita medica p/ comprar neh? Vou ver se minha mãe pega com psiquiatra ou neuro………
      É de qtas miligramas que vc compra Ana?
      Vc paga qto? mais ou menos ?

      bjos

  40. Avatar de Arlinda

    Por natureza já sou uma pessoa agitada, perfeccionista e me irrita profundamente ver as coisas erradas e procuro sempre concerta-las. Mas tenho observado já a a algum tempo que isso está fazendo mal a minha saúde chegando a ter picos de pressão alta. Tenho 29 anos e já procurei um médico que disse se tratar de um caso emocional e que eu teria que procurar o meu alto controle. Aconselhou usar calmantes naturais. Procuro me conter e de vez em quando tomo algum calmante natural. O estresse no trabalho e a faculdade que faço me deixam mais “agitada” ainda e nos últimos dias tenho praticado algo que foi mencionado aqui que é o Deite, feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Fazia esse tipo de procedimento quando ia a fonoaudiologa e via que nas consultas aquilo me relachava ao ponto de eu dormir nas consultas. Tem dado certo pra mim, procuro esvaziar a minha mente e começo o processo de respiração. Está sendo muito bom, mas ainda preciso mudar muito. Adorei o post…um bj a todas.

  41. Avatar de Cecilia

    tenho 11 anos, e puxei meu pai na insonia, desde de bebe eu nao consigo dormir direito, so as vezes so q eu ja acostumei, quando eu nao consiguia dormir quando era bebe minha mae me colocava na frente da tv, eu tambem sempre fui viciada em tv e em dormir tarde,mas quando eu pego o celular e ligo na radio eu durmo melhor

    bjs

  42. Avatar de Luciana Fernandes

    Menina eu estou do outro lado da moeda, eu durmo demais, demais mesmo as vezes 14 horas seguidas ou não, não é normal. Descobri que tenho um distúrbio do sono, o nome deste distúrbio é narcolepsia. Nome esquisito. Não muito divulgado. Mas é crônico. Tenho verdadeiros ataques de sono, e nada melhora. Não adianta tomar café, lavar o rosto, dar uma volta, nada. Já dormi em cada situação! Começo sentindo uma moleza muito estranha, é como se eu estivesse perdendo as minhas forças, dai meu raciocínio vai sumindo junto, ai caio no sono, (em qualquer lugar, pensa, já fui muito chamada de preguiçosa, mas eu não sou, trabalho, estudo, sou mamãe, não durmo assim por querer), ai acordo depois de umas 2 horas, e fico escutando tudo, a mente funcionando, mas não consigo me mexer, falar, abrir os olhos. É muito chato. Já perdi muita coisa na vida por causa deste distúrbio. Agora procurei ajuda médica (mas só agora? Sim porque eu não desconfiava que fosse problema) e vou começar um tratamento.

  43. Avatar de Luciana Fernandes

    Meninas eu estou do outro lado da moeda, eu durmo demais, demais mesmo as vezes 14 horas seguidas ou não, não é normal. Descobri que tenho um distúrbio do sono, narcolepsia. Mas é um mal crônico. Tenho verdadeiros ataques de sono. Não adianta tomar café, lavar o rosto, dar uma volta, nada. Durmo em qualquer lugar! Começo sentindo uma moleza muito estranha, é como se eu estivesse perdendo as minhas forças, dai meu raciocínio vai sumindo junto, ai caio no sono, ( já fui muito chamada de preguiçosa, mas eu não sou, trabalho, estudo, sou mamãe), ai acordo depois de umas 2 horas, e fico escutando tudo, a mente funcionando, mas não consigo me mexer, falar, abrir os olhos. Como se o meu corpo estar paralizado. Já perdi muita coisa na vida por causa deste distúrbio. Agora procurei ajuda médica (mas só agora? Sim porque eu não desconfiava que fosse problema) e vou começar um tratamento.

  44. Avatar de Vanessa Natasha

    OLA!
    pesquisei sobre o sono e achei o site de vocês, todas as matérias principalmente essa quanto
    ao sono, achei bacana a atitude,e não conhecia o site,eu sou estudante de direito, tenho insônia desde a infância, mesmo passando uma noite inteira( cheia de energia em casa, como se fosse pelo dia ), de manhã me sinto normal sem sono, sem preguiça.
    isso é normal?
    tenho 21 anos, foi um prazer visitar o site!

  45. Avatar de John Moraes

    Pessoal,

    Outro remédio que funciona como ansiolítico/relaxante é o Kava Kava. Pode ser manipulado (com receita) ou comprado já pronto na farmácia de manipulação (sem receita). Ele é FITOTERÁPICO!

    Em lojas de suplementos esportivos é possível encontrar melatonina, eu comprei essa semana.

    Até mais.

  46. Avatar de Gabriela Regina Chiminelli

    BOA TARDE….
    Sofro muito de insônia 2 á 3 vezes por semana…
    nao sei mias oque fazer. pois ja utilizei maracugina e outros calmantes naturais mais nada adianta. e procurar um especialista custa muito caro…. Sera que você poderia me ajudar?
    obrigadaa Bjinhos…. 😆

  47. Avatar de Gabriela Regina Chiminelli

    BOA TARDE….
    Sofro muito de insônia 2 á 3 vezes por semana…
    nao sei mas oque fazer. pois ja utilizei maracugina e outros calmantes naturais mais nada adianta. e procurar um especialista custa muito caro…. Sera que você poderia me ajudar?
    obrigadaa Bjinhos…. 😆

  48. Avatar de Eduardo

    São 05:02 da manhã e eu estou acordado. Meu sono é meio maluco, de noite o meu corpo dorme e minha mente não; de dia minha mente está exausta e meu corpo bem disposto. Só recentemente descobri que é a ansiedade… Eu tenho que ser ESTUDAR! Como estudar com a mente eternamente cansada? Tenho que estudar na faculdade, eu tenho que passar no concurso, eu tenho que arranjar dinheiro, eu tenho que controlar minha ansiedade, eu tenho que me achar no mundo, eu tenho, eu tenho, eu tenho… BOOM! Pane mental.

  49. Avatar de Leandro

    Boa tarde pessoal,

    Eu comprei l-triptofano da biovea e infelizmente ele não me ajudou muito , e como comprei dois frascos tenho 1 com 40 capsulas , caso alguém se interesse eu passo pelo mesmo preço que comprei .
    Meu nome é Leandro e meu e-mail é lleandrodesouza@hotmail.com

  50. Avatar de Lina

    Olá,

    Estou tentando fazer algo pra tirar o rivotril da noite e deixar pelo menos para crises. Estou diminuindo, com supervisão do médico, gota a gota, e nessa já saí de 16 para 6. Minha meta é fica só com o antidepressivo, já que ainda estou passando por um processo de depressão e ansiedade.
    Fui em uma nutricionista, e ela me passou um composto com triptofano e outros que não lembro. Ela disse que vai me ajudar a regular o sono e aos poucos vai tirando a necessidade do rivotril.
    Acho que regular a alimentação ajuda muito nesse processo e já sinto diferença.E a melhor coisa é acompanhamento do profissional, não pode fazer essas dietas malucas não. E nem sair tomando triptofano adoidado pq cada pessoa tem uma dosagem específica, de acordo com sexo, peso, altura, etc.
    Espero ter ajudado.
    Abs!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva