Para a mulher que gosta de se cuidar

Ansiedade: o Mal do Século?

Será que você tem sintomas de ansiedade? Ao contrário do que muita gente pensa, a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, a qualquer hora e aparentemente “sem motivo”. Por isso, é importante sabermos identificar e tratar esse mal que só cresce a cada dia.

Publicidade

O que é Ansiedade?

Ansiedade: o Mal do Século?

A ansiedade é uma perturbação psíquica decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central. Ela caracteriza-se por uma inquietação quase constante, preocupação, angústia e falta de sossego, provocando mau estar e constante tensão.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem, por exemplo, uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados em um concurso, o nascimento de um filho, uma viagem, uma cirurgia delicada, ou um problema financeiro. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.

Porém, quando a pessoa tem sintomas recorrentes de aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, medo, insônia constante, prejudicando o dia-a-dia de forma constante, aí sim isso pode ser considerado patológico.

Sintomas da Ansiedade

Existem muitos sintomas que podem indicar um caso de ansiedade. Como cada pessoa tem uma química única, o número, tipo, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade irão variar muito de pessoa para pessoa, mas seguem alguns dos principais:

  • Tremores e frio
  • Dores no peito
  • Fadiga crônica
  • Necessidade de açúcar, doces, ou chocolate
  • Palpitações
  • Contração muscular
  • Dormência e formigamento, perda de sensibilidade
  • Tensão e dores Musculares persistentes
  • Necessidade frequente de urinar
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Dificuldade em respirar
  • Tonturas
  • Pensamentos, melodias, conceitos persistentes
  • Vazio emocional
  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar, causando insônia)
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
  • Medo exagerado de morrer ou de um perigo iminente

Causas da Ansiedade

Ansiedade: o Mal do Século?

O gatilho para a ansiedade é qualquer coisa que seja interpretada pelo indivíduo como prejudicial, o que é extremamente variável de pessoa para pessoa, pois os fatos não são interpretadas da mesma forma por todo mundo. Uma pessoa pode ficar extremamente ansiosa no dia anterior a uma prova — talvez a ponto de passar mal — ter insônia, sentir náuseas; enquanto outra pessoa lidar de forma mais natural com isso. Por quê? Porque uma interpreta essa prova como uma possível "rasteira" que a vida pode estar lhe dando, acha que por mais que tenha se preparado nunca será bem sucedida, e que será terrível ser reprovada. A outra pessoa, aquela que encarou a prova mais tranquilamente, considerou que essa prova é uma das possibilidades da vida dela, dando muito menos importância às possibilidades negativas.

Entre as causas mais comuns que disparam a ansiedade, são algumas: o primeiro dia em novo emprego, o nascimento de um filho, casamento, cirurgias, ser demitido, comprar uma casa e problemas com a justiça. Porém, lembrando mais uma vez que isso sempre é muito individual.

Tratamento para a Ansiedade

Ansiedade: o Mal do Século?

É importante entender que a ansiedade, quando passa dos niveis considerados normais, é considerada uma doença. Essa doença é tão séria como qualquer outra (talvez mais!) e, por isso, deve ser tratada apenas com recomendação médica de um psiquiatra.

Alguns medicamentos utilizados no tratamento da ansiedade generalizada são os remédios ansiolíticos, antidepressivos ou calmantes, como:

  • Alprazolam
  • Diazepam
  • Fluoxetina
  • Amitriptilina
  • Valeriana

Esses remédios, que sempre devem ser indicados pelo psiquiatra, normalmente atuam no sistema nervoso de forma a diminuir a preocupação exagerada, tensão, medo ou pavor de que algo mal possa acontecer, sintomas característicos da ansiedade. Estes remédios ansiolíticos podem ser usados no tratamento para ansiedade e síndrome do pânico, mas não devem ser usados de forma prolongada e descontrolada, pois podem provocar dependência.

Dicas para Controlar a Ansiedade

Ansiedade: o Mal do Século?

Como dito acima, a ansiedade é uma doença e sempre deve ser tratada sob orientação de um profissional de saúde. Existem, porém, práticas que comprovadamente ajudam a prevenir a até tratar casos de ansiedade. Elas nunca devem substituir um tratamento médico, mas servem sim como prevenção e formas de melhoria na qualidade de vida da pessoa com ansiedade.

Prática de Exercícios Físicos

A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também normalmente é aproveitado para descansar a mente, ou automaticamente pelo cérebro, ou sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo, que relaxa o cérebro e “refresca a cabeça” de pensamentos repetitivos.

Controle sua Respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração.

Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdomen expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. É simples, mas pode testar que funciona!

Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

Ioga

Ansiedade: o Mal do Século?

Dentro dessa proposta de exercícios físicos e controle da respiração, o exercício perfeito é a ioga.

A Ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo simultaneamente, por isso é tão eficiente. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, tem como resultado o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

Além da ioga, outras alternativas populares para pessoas ansiosas são sessões de massagem e de acupuntura.

Melhore a Alimentação

Quanto mais rica e mais nutritiva for sua alimentação, melhor. Um cérebro bem nutrido dá muito menos espaço para doenças, como a ansiedade por exemplo.

Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada (para não ganhar peso). Para outros alimentos feitos sob medida para turbinar o cérebro e proporciar bem-estar, veja os posts 10 Alimentos para seu Cérebro! e 10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão).

Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.

Existem ainda os chás. Muitos deles possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

Aromaterapia

Ansiedade: o Mal do Século?

A aromaterapia é ótima como coadjuvante no tratamento da ansiedade, auxiliando a medicina convencional.

Pesquisas em aromaterapia demonstraram que todos nós reagimos consciente ou inconscientemente ao estimulo dos cheiros. Quando bem-utilizados, cheiros são extremamente eficazes para despertar lembranças boas ou acalmar. E, certos cheiros são mais propícios em causar reações emocionais e/ou físicas, aliviando o sistema nervoso e alguns ativam os centros psíquicos.

Os óleos essenciais da aromaterapia induzem a mudanças de humor, dando uma sensação de bem-estar e reduzindo o stress. A terapia com a aromaterapia poderá ser realizada através de banhos relaxantes e revigorantes, massagens e inalação com os óleos essenciais.

As gotas de óleos essenciais devem ser sempre diluídas em óleos vegetais caso faça a massagem. Para fazer inalação pingue algumas gotas em uma xícara de água quente e respire profundamente. Conheça alguns óleos que ajudam a acalmar e relaxar:

  • Óleo essencial de lavanda (saiba mais)
  • Óleo essencial de laranja
  • Óleo essencial de erva cidreira
  • Óleo essencial de camomila
  • Óleo essencial de eucalipto
  • Óleo essencial de gerânio
  • Óleo essencial de limão

E você, já sofreu (ou conhece alguém) com ansiedade? Se já passou por isso, houve alguma atitude em específico te ajudou a superar? Compartilhe nos comentários!

48 comentários para “Ansiedade: o Mal do Século?”

  1. Avatar de Enio

    Excelente artigo sobre a a ansiedade, parabéns.

  2. Avatar de Maria Helena

    Eu tenho um nivel moderado de ansiedade cronica, há uns 3 anos já, fui diagnosticada, mas nem sei se é mesmo, excelentes dicas.

  3. Avatar de Ruth

    Gostei muito, pois sofro com ansiedade, é muito ruim. A minha ansiedade é normal, mas fico ansiosa com tudo. Não consigo relaxar.

  4. Avatar de Renatinha

    Muito boas as dicas de tratamento, vai me ajudar muito.

  5. Avatar de Arlindo Lelis

    sou uma das pessoas mais ansiosa do mundo,estou sempre a 300 quilômetros por hora.

  6. Avatar de Marisa

    Gostei muito deste assunto, porque tem muita gente sofrendo por este mundo afora.Eu mesma sofri,e ainda tenho minhas recaidas,ansiedade se nao se tratar acaba com vc.

  7. Avatar de Terenilda

    otimo artigo, muito inteligente e de grande ajuda essas informações sobre a ansiedade. os médicos nunca explica com tantos detalhes sobre essa doença e esse artigo veio nos ajudar muito mo controle da ansiedade. tenho uma ansiedade exagerada diante de

  8. Avatar de Maria Luiza Chagas

    Sou muito ansiosa e tenho problemas com insônia. Passei a tomar varias vezes ao dia suco de maracujá, e quando me deito, faço a respiração abdominal e uso o óleo essencial de lavanda. passo um pouquinho do óleo próximo às narinas e nas têmporas, espalho algumas gotinhas sobre o travesseiro. A mudança, foi da água para o vinho: tomava medicamentos para dormir, e, há meses, depois que passei a usar esse método, não preciso mais de remédio algum para dormir. funciona mesmo!!

    1. Avatar de Vera

      Maria eu tb tenho muita insônia…

  9. Avatar de Juliana Teixeira

    Eu tomei Fluoxetina por um ano e decidi tentar sem ela. Hoje, uso o artesanato como calmante! Não dopa como o medicamento mas me ajuda muito!

  10. Avatar de Sabrina

    Adorei o post, muito completo e com muitas dicas.

    Sofro de ansiedade e, embora já faça tratamento médico, às vezes alguma dificuldade da vida faz com que eu tenha crises, o que gera desconforto inclusive físico.

    Nesses episódios sinto uma necessidade mais frequente em urinar, insônia, taquicardia e até tontura. Faço exercícios físicos e acho que realmente ajuda muito, não posso parar com eles. Adorei a dica da essência de lavanda, vou experimentar com certeza.

  11. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom! Parabéns, vou seguir as dicas.

  12. Avatar de Lucélia

    A minha ansiedade piorou depois que tive filho, e agravou mais ainda a falta de sono, vivo com olheiras, sofro bastante. Vou seguir as dicas.

  13. Avatar de Nathalia

    Não sei se é ansiedade, mas ando tendo insonias, é muito ruim.

  14. Avatar de Marcos

    Excelente artigo, dicas preciosas.

  15. Avatar de Leticia

    Perfeito! adorei as dicas, sofro com ansiedade

  16. Avatar de Patrícia

    Muito bom! É o mal do século sim, conheço muita gente com esse problema, é de familia… estou lutando para sair dessa, mas já percebo que tenho um grau moderado de ansiedade, vou seguir essas dicas que achei muito boas.

  17. Avatar de Barbara

    Excelente achei o texto. Sofro com ansiedade há anos…

  18. Avatar de Iolanda

    Eu não tenho, ainda bem, mas tenho notado cada vez mais pessoas com esse problema terrível.

  19. Avatar de Vera

    Ansiedade é muito ruim, os médicos não sabem como tratar a recomendam o remédio, gostei do texto que da outras dicas de tratamentos.

  20. Avatar de Tatiana

    Nossa, veio na hora certa, tenho andado muito anciosa. Adorei o artigo, me ajudou muito, principalmente a identificar o que estou sentindo… Vocês são ótimos!!! 😀

  21. Avatar de Monique Oliveira

    Muito bom artigo. Sofro de ansiedade a mais de 3 anos chego a ter crises de ausência quando fico muito ansiosa. Gostei muito da matéria.

  22. Avatar de Adriane

    O artigo é muito bom, exceto por um detalhe importante: sem psicoterapia dificilmente uma pessoa vai ficar livre da ansiedade. Nenhuma medicação cura a ansiedade, apenas atenua os sintomas. Quando o paciente para de tomar a medicação, os sintomas voltam, porque as causas da ansiedade não foram tratadas.

  23. Avatar de Jennyy

    😉 gostei da matéria,,,bom eu tenho sintomas e meu dia geralmente é corrido e não consigo relaxar ou levar uma vida tão tranquila assim mudo de humr e cmg as pessoas não duram exeto,amgs,familia,conheçidos é dificel achar alguém q compreenda e tranquilize :3 mais vou seguir essas dikas e obrigado ajudou 🙂

  24. Avatar de Geisa

    Tanto sou ansiosa que estou acordada ainda 🙁 Boas dicas.

  25. Avatar de Paula

    Muito bom esse artigo sobre a ansiedade, gostei muito.

  26. Avatar de Lourdes

    Gostei da dica gracas a Deus eu nao sou quantas pessoas precisa e nao sabe o que fazer

  27. Avatar de Rubia Borges

    “Muito bom !gostei e tenho a certeza que cera de muita utilidade e com certeza ajudara a muitas pessoas !.

  28. Avatar de Grasiele

    A Palavra de Deus diz em 1 Pedro 5.7 que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade. Às vezes queremos carregar sobre os nossos ombros aquilo que Jesus já carregou. Mas não é para ficarmos nos matando com uma situação, devemos lançar sobre o Senhor. A vontade de Deus é que possamos viver livres, soltos, leves. Não é para termos uma vida pesada, a fé cristã não é um fardo. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).

    O Salmo 127.2 diz: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”. Deixe Deus trabalhar em sua vida. Muitos não dormem e estão tentando resolver os problemas e outras coisas pela força dos próprios braços. Não significa que devemos ser irresponsáveis e não cumprir com as nossas obrigações. Porém, nossas obrigações não podem se tornar um fardo e assim nos acostumarmos a viver cansados, indispostos, com relacionamentos desgastados.

    E somos responsáveis pelas nossas escolhas. Precisamos sempre depender, pedir a direção do Senhor: Quando você entrega seu caminho ao Senhor, precisa confiar Nele, pois Ele tudo faz para o seu bem. Quando você caminha tendo essa confiança, de que Deus o mandou fazer algo, há convicção da vontade de Deus, então você vai ter a provisão, pode seguir adiante que Ele estará com você. Entretanto, muitas vezes queremos fazer tudo sozinhos e ficamos dando “cabeçadas”, fazemos outros sofrerem por causa da nossa autossuficiência. Agora é hora de vivermos na dependência total do Senhor.
    🙂 😛 😉

    1. Avatar de Cleide

      Graziela sou evangélica e vejo muita gente na igreja sofrendo de depressão ansiedade e outras doenças mais, temo q ter fé em Deus para q ele nos dê forças para passar por essas provações, é o nosso merecimento o sofrer p evolução espiritual. Deus é justo e a cura e libertação só vem quando merecemos.

  29. Avatar de Carolina Mendonça

    Muito interessante este artigo, felizmente não sofro deste problema.

  30. Avatar de Bruna

    Muito bom esse artigo sobre ansiedade.

  31. Avatar de Taise

    Excelente reportagem…um abraço!!!

  32. Avatar de Benedito

    muito bom esse artigo sobre ansiedade gostei muito de vez enquando também fico ancioso

  33. Avatar de Nisley

    Adorei essa matéria sobre ansiedade , tudo de muita utilidade para nossa rotina. As dicas dos alimentos e seus benefícios, sensacional. Os comentários também enriquecem mais toda essa matéria. Parabéns!

  34. Avatar de Maria Luiza Rodrigues Lopes

    Excelente matéria! meu marido e meu filho têm ansiedade e não é fácil a convivência. Adorei as dicas.

  35. Avatar de Maria Luiza Rodrigues Lopes

    Excelente matéria! Meu marido e meu filho são muito anciosos e não é fácil a convivência. Adorei as dicas.

  36. Avatar de Maria Luiza Rodrigues Lopes

    Corrigindo a grafia “ansiosos”

  37. Avatar de Arlene

    Sim já tive ansiedade forte precisei consultar o médico para saber o que eu tinha, foi constatado, precisei tomar ansiolíticos fortes durante muito tempo sentia sintomas horríveis pensei que ia morrer, o motivo foi uma emoção muito forte que eu tive na minha vida perdi a minha mãe, até hoje faço atividades físicas e quando estou na tpm sinto alguns sintomas mais fracos sei que não curou totalmente mas a atividade física ajuda muito.

  38. Avatar de Goreth Bauer

    Gostei muito desse artigo , Pois a bastante tempo convivo com essa ansiedade depois que li a respeito sinto que eu tenho que usar o óleo essencial de lavanda,tomei fluoxetina gostei bastante uso esporadicamente , agora estou fazendo pedalada ,está me ajudando bastante 😀

  39. Avatar de Goreth Bauer

    Excelente artigo recomendo a quem sofre de ansiedade.

  40. Avatar de Arlete

    😎 Oi Celisa, fiquei muito feliz com as dicas do post… Sou ansiosa,procuro ponderar com atividade física,minimizei a medicação(não consegui parar), procuro controlar os pensamentos procurando ver um lado positivo . Adorei suas dicas , acrescentaram… Obrigada sempre… Beijos.

  41. Avatar de Helena Dos Anjos

    Não sei se estou doente, mas parte dos sintomas
    que ai estam escritos, eu tenho sentido. Foi muito bom a informação. Obrigada.

  42. Avatar de Roberto Mariano

    Muito bom este artigo,

    Gostei muito deste artigo, pois tenho familiares com este problema, e saber como ajudar e fundamental para entender como é o comportamento do paciente, como sempre este site entregando conteúdo de qualidade para os leitores, e hoje aprendi muito sobre a anseidade

  43. Avatar de Maria Fabiana Antunes Bezerra

    Não podemos deixar de citar a terapia com Psicólogos, que é de extrema importância para o tratamento. Abs

  44. Avatar de Grasiele Rozalem

    Muito interessante o artigo. Para mim foi bastante útil a indicação que foi feita de óleos que ajudam a acalmar e relaxar. Conhecia alguns, mas não todos. Um forte abraço e obrigada pelas informações!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva