Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

Envelhecer é algo natural e inevitável, claro. Porém, há muitas formas de se evitar os sinais de envelhecimento precoce. Pesquisas têm mostrado que certos nutrientes ajudam a retardar o surgimento de sinais visíveis de envelhecimento, além de prevenir distúrbios e ampliar a expectativa de vida.

Publicidade

Especialistas afirmam que a herança genética é um importante fator para determinar o quão cedo envelhecemos. Além disso, fatores comportamentais são responsáveis pela maior parte do desgaste do corpo. São eles que, na maioria das vezes, levam à degeneração precoce das células e à perda funcional dos órgãos. O consumo de cigarro e álcool, poluição ambiental, sedentarismo, estresse exagerado e o sol em excesso são os principais inimigos da juventude.

A dieta também é um fator fundamental. O padrão ocidental de alimentação consiste em uma dieta rica em carboidratos refinados e alimentos processados. Além disso, há um baixo consumo de frutas, verduras, hortaliças e fibras — alimentos estes vitais para o antienvelhecimento. A dieta ocidental sobrecarrega o corpo, prejudicando-o através do aumento dos radicais livres.

Tipos de Envelhecimento

Biológico

Ele é caracterizado pela flacidez na papada do queixo, maçãs do rosto e região dos olhos. Esses problemas são corrigíveis somente através de cirurgia.

Ambiental

As rugas aparecem na testa e ao redor da boca, além dos famosos “pés-de-galinha” ao redor dos olhos. Neste caso, podem ser utilizados outros tratamentos que não a cirurgia, mas tudo depende da espécie de sinal na pele. As formas de reparo são: minilifting, toxina botulínica, lifting, peeling e preenchimento cutâneo.

Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

Dicas para Evitar o Envelhecimento Precoce

Para evitar que o envelhecimento chegue antes da hora, é necessário que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a mente. Além disso, é bastante importante ter uma dieta especial, especificamente focada na regeneração dos tecidos.

Corpo

O sol é o maior vilão para a pele. As pessoas não sentem, mas o estrago está sendo feito a cada vez que elas ficam morenas do sol — já que a pele se pigmenta para se proteger. Todo bronzeamento significa morte celular. Portanto, a atitude mais efetiva é o uso diário de filtro solar.

Para que a pele do rosto não envelheça precocemente, é importante tomar alguns cuidados com o rosto desde a adolescência, como limpar, tonificar e hidratar a pele. Confira mais dicas de como evitar o envelhecimento da pele.

O simples fato de praticar um pouco de exercício físico já ajuda a nos sentirmos com mais vitalidade, o que nos dá uma aparência muito mais jovem e saudável. Praticar exercícios regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, previne a obesidade, melhora a circulação do sangue e aumenta a capacidade respiratória. Ele também ajuda a manter a pele muito mais saudável, jovem e fresca.

Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

Mente

Evitar o estresse, preocupações, momentos de fúria, angústia, ansiedade e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem. Procure uma vida equilibrada pensando sempre no seu bem-estar.

Uma boa saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física. Quando vivemos de mau humor, e sem razões aparentes para estar alegre e sorrir, o rosto fica carrancudo e com uma aparência mais envelhecida. Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida é otimista, estamos contentes e sorrimos para os problemas, buscando o lado bom da vida, nos aparentamos mais joviais e assim podemos prevenir o envelhecimento precoce.

O estresse e a ansiedade estão crescendo a cada dia e é listado como o mal do século XXI, sendo uma das principais causas do envelhecimento precoce nos últimos anos. Os efeitos mais devastadores do estresse e ansiedade são a perda de cabelo, o aparecimento de rugas e outros sinais que revelam o envelhecimento. Portanto, a melhor coisa que se pode fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o estresse, deixar de lado todos os fatores que são motivos de preocupação – que na maioria dos casos não têm a gravidade e a importância que damos – e para os quais é possível ter uma solução eficaz e rápida, sem a necessidade de nos afetar tanto.

Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

Nutrição

Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, descobriu-se o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde.

Vitamina E, C e o mineral selênio são antioxidantes que protegem as células dos danos provocados por radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento prematuro. Os antioxidantes devoram os vilões antes que eles ataquem as suas células. Eficiente foto-protetor da pele, aumenta a atividade imunológica e previne câncer de estômago e de pulmão.

Betacaroteno

É um antioxidante que o corpo converte em vitamina A. O beta-caroteno é um dos mais poderosos interceptadores que protegem o corpo dos radicais livres. Eficiente foto-protetor celular, previne o câncer de mama, próstata, doenças respiratórias e catarata. Exemplos de alimentos com betacaroteno: damasco, cenoura, tomate, mamão.

Bioflavonóides

Eles previnem os estragos causados pelos radicais livres. Esses nutrientes, encontrados nas plantas, são considerados poderosos antioxidantes.

Isoflavonas

Previnem o câncer de mama, o câncer de útero e previne doenças cardiovasculares. Exemplos de alimentos com isoflavonas: soja, uva, alho, berinjela, beterraba.

Resveratrol

O resveratrol pode ajudar a prevenir e retardar o envelhecimento precoce. Essa substância pode ser encontrada no suco de uva orgânico e no vinho tinto, e está sendo bastante estudada pela ciência. Saiba mais sobre o resveratrol.

Repouso

Ter períodos de descanso adequados todas as noites é muito importante para que as células se recarreguem com novas energias, e, assim, consigam se manter fortes e saudáveis. Para um descanso restaurador é necessário dormir em média pelo menos sete horas por dia: pouquíssimas pessoas conseguem dormir menos que isso sem danos reais à saúde. Quando você não consegue dormir durante as horas necessárias, você corre o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento. Se você tem esse problema, dê prioridade a isso e confira dicas de como dormir com qualidade.

12 comentários para “Como prevenir o Envelhecimento Precoce?”

  1. Avatar de Iolanda

    Várias dicas boas, é só se cuidar…

  2. Avatar de Marcos

    Muito bom artigo! Importantíssimo a prevenção.

  3. Avatar de F(ávio.me((o

    Boaaaaaaaaaaaaa!!! Dicas importantíssimas. 😀

  4. Avatar de Silvynha

    Excelentes as dicas, estou precisando de mais iguais, pois estou com o rosto manchando por causa do sol, e com certeza por falta de um exercício físico… 😆

  5. Avatar de Renata

    A prevenção é a melhor maneira mesmo, porque depois que já está tudo caído não adianta fazer nada 😆

  6. Avatar de Maria Alice

    A vitamina pode ser incluída neste estudo também pois é bom para todo o corpo.

  7. Avatar de Maria Alice

    Digo a vitamina “D”.

  8. Avatar de Rosiane

    Excelentes dicas, amei, vou me cuidar melhor.

  9. Avatar de Geüsefan

    EXCELENTES MATÉRIAS, MUITO INSTRUTIVA, POIS AJUDA DIVERSAS PESSOAS
    QUE NÃO CONHECEM OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E COMO CERTOS
    ALIMENTOS PODEM AJUDAR EM NOSSA SAÚDE, MEUS SINCEROS ELOGIOS….

  10. Avatar de Ena Quiroga

    Mto interessante a matéria.Gostei imensamente.Obg!

  11. Avatar de Denise Mendonça

    Nossa, quantas dicas boas, vamos nos cuidar, prevenção já!

  12. Avatar de Alexandre Silva ( Www.barrigachapada.com.br )

    Muito bom artigo. Amei, ainda mais agora que a idade já chegou, preciso me prevenir. boa noite abraços.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva