Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Oi meninas, vocês já ouviram falar nos benefícios do melado de cana? O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.

Publicidade

O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

Benefícios do Melado

  • O melado é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
  • Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
  • É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
  • Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
  • O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
  • Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
  • Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.
Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Informações Nutricionais (100g)

Sódio37 mg
Potássio1.464 mg
Cálcio205 mg
Ferro4,7 mg
Vitamina B60,7 mg
Magnésio242 mg
Cobre189 mg

Qual a diferença entre Melado e Melaço?

Existe bastante confusão entre os termos melado e melaço, e muita gente considera-os sinônimos, mas existe bastante diferença. Segundo a ANVISA:

  • Melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados.
  • Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.

O nome correto desse produto a que me refiro nesse artigo é melado, sendo o melaço de qualidade inferior (e geralmente destinado a consumo animal). O problema é que as próprias marcas se confundem e utilizam os dois termos como sinônimos. Então, quando você encontrar melaço para vender, provavelmente trata-se sim de melado, já que o melaço verdadeiro dificilmente é encontrado. Confuso, não é? Pelo menos, o produto que você encontrar provavelmente vai ser o correto, mesmo que chamado pelo nome incorreto.

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Melado e o Cabelo

O melado tem duas funções principais quando aplicado nos cabelos. Ajuda a escurecer os fios brancos, e hidrata os fios. Ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos por possuir propriedades nutritivas.

Então que tal experimentar uma máscara com melado?

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de melado
  • Uma colher de óleo de amêndoas
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja

Coloque o melado em uma tigela. Depois, adicione o óleo de amêndoas e mexa até que a mistura comece a se tornar mais integrada, acrescentando logo as gotas do óleo essencial. A ideia é formar uma máscara bem homogênea e com todos os elementos misturados.

O próximo passo será a aplicação. Para isso, você só tem que colocar no seu cabelo, especialmente nas regiões onde mais sofre de ressecamento. Essa máscara é muito boa, por exemplo, para as pontas. Mas também pode ser passada no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos depois retire com água morna.

Como consumir o melado?

Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade. Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico. Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

140 comentários para “Conheça os Benefícios do Melado de Cana!”

  1. Avatar de Cláudia

    Parabéns ?! Este site tem tudo de bom e que precisamos para restaurar o nosso organismo. Um aprendizado completo. Muito satisfeita em ampliar, esclarecer o meu conhecimento.

  2. Avatar de Lourde

    pode adoçar suco de bebe com melado de cana

  3. Avatar de Nadir Koster De Sa

    Já faço uso do melado,e confesso,gosto muito.Mas não sabia que era benéfico para tanta coisa.Obrigada pelas informações!????????

  4. Avatar de Solange Maria Da Silva

    No meu último exame de sangue constou q estou com diabetes e anemia e tbm tenho artrose no quadril, qro saber se posso consumir o melado de cana. Obg.

    1. Avatar de Raquel

      Olá
      Somente o médico poderá te passar essa informação, consulte ele antes de introduzir o melado em sua dieta.

  5. Avatar de Maria Pontes

    😡 estou tomando algum tempo, tinha o intestino preso, agora normalizou, nem imaginava que o melado de cana era tão bom assim!!! 😡

  6. Avatar de Geni.t Da Silva

    Adorei essas infomações,pois estou cm colesterol ruim alto.e adoro melado. 😡

  7. Avatar de Fatima

    Estava a procura de algum remedio natural para afinar o sangue,pois fiz uso de AAS por 3 mesês e meu sangue voltou a ficar grosso,as vezes sinto agulhadas nas veias.Descobri que melado preto,aquele bem apurado é muito bom para dissolver coágulos sanguínios,varizes,trombose,dores articulares,dor de dente,colitis ulcerativa, inchaço nas juntas e outros.Toma-se 1 colher de sopa 2 a 3 vezes ao dia em água morna ou leite(a água ou leite nao pode estarem frios e nem quente)pessoas com diabete usar 1colher de chá por dia.
    Nao sei se é permitido postar link por aqui,mas garanto que isso resolveu o problema de muitas pessoas que deram depoimentos,até de pessoas que iam fazer cirurgia na perna.

  8. Avatar de Ana Maria.

    😮 interessante gostei de saber o quanto bem o melado faz à saude.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva