Para a mulher que gosta de se cuidar

Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável

Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável

Muito utilizada em dietas veganas ou vegetarianas principalmente por seu alto teor de nutrientes, a ora-pro-nóbis faz parte do grupo das plantas alimentícias nãos convencionais (PANCs) e pode ser facilmente encontrada na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais.

O que é ora-pro-nóbis?

Ora-pro-nóbis é uma cactácea com hábito de liana (cipó), de flores vistosas e folhas ricas em componentes nutricionais.

Sendo uma cactácea trepadeira, é espinhosa, possui folhas bem resistentes e se desenvolve com facilidade em diversos tipos de solo, se adaptando bem mesmo em terras pouco férteis e úmidas.

Suas folhas são utilizadas seja como alimentos seja para fins medicinais.

Seus frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.

Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável

Propriedades da Ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis possui várias propriedades e benefícios, além de ser de cultivo fácil, de ter grande valor nutricional, possui acentuado poder terapêutico e curativo. Possui propriedades:

  • Anti-inflamatórias
  • Cicatrizantes
  • Depurativas
  • Revigorantes
  • Regenerativas

Contém em sua composição nutricional, principalmente, os seguintes minerais e vitaminas:

  • Fósforo
  • Cálcio e Ferro
  • Fibras
  • Aminoácidos essenciais como lisina e triptofano
  • Proteínas
  • Vitaminas A, B e C
Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável

Benefícios da Ora-pro-nóbis

Fonte de Proteínas

A ora-pro-nóbis é uma ótima opção de fonte proteica vegetal, pois cerca de 25% de sua composição total é de proteínas. Por comparação, a carne tem em sua composição aproximadamente 20%, o que para muitos faz com que a ora-pro-nóbis seja chamada popularmente por muitos de “carne do pobres”. Também demonstra um nível proteico alto quando comparada com outros vegetais, como por exemplo o milho e o feijão. Contém aminoácidos essenciais ao organismo, sendo o mais abundante o triptofano com 20,5% do total de aminoácidos triptofano, seguido pela lisina.

Isso faz com que a ora-pro-nóbis seja uma boa opção na dieta, para enriquecer teor proteico, principalmente às pessoas adeptas a um estilo de vida diferente, como o veganismo e vegetarianismo por exemplo.

Melhora o Funcionamento do Intestino

Devido à grande quantidade de fibras, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e a formação de pólipos.

Previne a Anemia

A ora-pro-nóbis possui ferro em sua composição, sendo uma maior fonte deste mineral quando comparada a outros alimentos considerados fontes de ferro, como por exemplo, a beterraba, a couve ou o espinafre. Deve-se lembrar que, para a prevenção da anemia, o ferro deve ser absorvido junto com a vitamina C, outro componente presente em grande quantidade neste vegetal. Sendo assim, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser consideradas ideais para prevenir a anemia.

Previne o Envelhecimento

Devido à grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante (como por exemplo as vitaminas A e C), o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão. Por ser rica em vitamina C, também auxilia no fortalecimento da imunidade.

Propriedades Analgésicas

No mesmo estudo que determinou as propriedades anti-inflamatórias da planta, foi verificado que a Ora-pro-nóbis possui também propriedades analgésicas para dores ligadas aos processos inflamatórios.

Efeito Antioxidante

Os flavonoides são elementos antioxidantes encontrados nnesta planta que previnem ou reduzem a oxidação danosa das células do corpo humano. Ao combater este efeito antioxidante, também se combate a transformação de células saudáveis em células doentes. Esta ação pode ajudar a combater doenças graves, como Mal de Alzheimer e diabetes.

Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável

Como utilizar a Ora-pro-nóbis?

Pode ser utilizado para fazer suco verde, chá e nas saladas. A ora-pro-nóbis também pode ser encontrada na forma de pó, muito vendida em casas de produtos naturais.

Chá de Ora-pro-nobis

O chá das folhas é uma boa forma de utilização. Coloque 10 folhas em 300 ml de água fervente e deixe ferver por alguns minutos. Apague o fogo e aguarde esfriar. Beba 1 vez por dia.

Suco Verde de Ora-pro-nóbis

Ingredientes:

  • Água
  • 20 folhas de ora-pro-nobis
  • 1 limão
  • Gengibre descascado em fatias ou em pó
  • Um punhado de folhas verdes (rúcula ou couve)
  • Uma maçã pequena

Modo de preparo:Bata tudo no liquidificador durante 2 minutos. Coe. Consumir de imediato após o preparo, para aproveitar os princípios ativos da planta, o que deixa de ocorrer, se guardada por muito tempo na geladeira.

Cultivo da Ora-pro-nóbis

  • A planta pode ser cultivada facilmente em qualquer tipo de solo, em quintais, jardins ou até vasos.
  • Em primeiro momento, deve-se posicionar a muda em uma terra fértil, com grande acesso à água e ao sol. Após o enraizamento, a muda tem de ser levada ao local definitivo.
  • Embora não necessite de grandes quantidades de adubação, é indicado manter o solo sempre com bom nível de matéria orgânica para o desenvolvimento da planta.
  • Já as podas devem ocorrer a cada 75 ou 90 dias nas estações mais chuvosas e a cada 90 a 100 dias nas estações de seca, deixando-a com 1 a 1,30 metro de altura.
  • A partir do terceiro mês após o plantio, pode-se iniciar a colheita das folhas de ora-pro-nóbis, tomando cuidado com seus espinhos.

11 comentários para “Ora-Pro-Nóbis: Alimento Protéico e Saudável”

  1. Avatar de Glaucia

    Muito bom saber mais sobre a ora pro nobis, eu já vi em pó e minha vizinhas tem um pé em casa, não sabia que era tão bom assim, amei.

  2. Avatar de Carlinha

    Nossa quero muito plantar em casa, amei a dica

  3. Avatar de Heloisa

    Muito bom saber mais sobre ora pro nobis, na feira sempre tem e falaram que é muito rico em proteina. Vou comprar pra testar.

  4. Avatar de Helena

    Olá, não conhecia, obrigada

  5. Avatar de Marielle

    Gostei do artigo, quero experimentar, acho que vou atrás da muda para plantar

  6. Avatar de Irene

    Tenho duas qualidade Flôr rosa e flor amarela .tem o mesmo benefício?

  7. Avatar de Conceição Cecchi

    Adoreiĺ saber sobre os beneficios desta planta e será que vende ba feira?

  8. Avatar de Renilda Elias

    Olá consequir encontrar uma muda? plantei no meu quintal ,já está bonitinha muito feliz ?ela é ótima pra nossa saude já consigo tirá umas folhinha para comer ?grato a Deus quê nós dá o quê nós faz bem ..

  9. Avatar de Aloisio Majella Barbosa

    Aqui em Tiradentes Minas Gerais, temos o hábito de comer Ora-pro-nóbis. É tradição fazer o Ora-pro-nóbis junto com o frango caipira, também comer com angu, ele dá um caldo gostoso e fica muito bom. Muitas casas têm a planta no quintal e fica fácil de encontrar.

  10. Avatar de Anamaria

    Serve, ainda, para ser usada nos cabelos, várias receitas Internet!

  11. Avatar de Zelita S Visentainer

    Eu tenho um pé plantado aqui em casa, todos os dias comemos junto com a salada

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva