Você sofre de TPM?

Você sofre de TPM?

A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e emocionais que muitas mulheres sentem, geralmente de 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual.

Durante cada ciclo menstrual, o organismo da mulher sofre importantes modificações no nível de seus hormônios sexuais, especialmente estradiol e progesterona.

Tais modificações hormonais podem causar efeitos físicos e psicológicos, tais como: alterações de humor, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, ansiedade, insônia e outros.

Causas da TPM

A causa mais comum da TPM está relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.

Deficiências vitamínicas (como de vitamina B6) ou de ácidos graxos (como o ácido linoléico); assim como hábitos alimentares, estilo de vida, ausência de atividades físicas e stress também podem estar relacionados aos sintomas. Isso por que, ao se fazerem complementações vitamínicas e mudanças no estilo de vida, foram observadas melhoras nos sintomas da TPM.

Alguns pesquisadores acreditam que a deficiência de cálcio e magnésio (que afeta a comunicação entre as células nervosas) ou o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)também pode causar os sintomas da TPM.

Sintomas da TPM

Você sofre de TPM?

As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam em cada organismo:

  • Depressão e pensamentos negativos
  • Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação
  • Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
  • Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais
  • Dificuldade de concentração
  • Cansaço, fadiga fácil, falta de energia
  • Acentuada alteração do apetite
  • Distúrbios do sono
  • Sensação de estar fora do próprio controle
  • Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Ganho de peso ou sensação de inchaço

Tratamento da TPM

Por se tratar de uma síndrome, não existe tratamento 100% eficaz já que os sintomas variam muito para cada mulher. Entretanto, existem medidas que ajudam muito:

  • Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional (que suspende a ovulação).
  • Opte por alimentos mais saudáveis, incluindo na sua dieta mais verduras e frutas, além de praticar atividades físicas.
  • Desintoxicação do fígado. O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona. As funções metabólicas do fígado são muitas: ele está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios.
  • A desintoxicação inclui aumento da ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentam a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso.
  • Experimente suplementos multivitamínicos; ou opte pelos específicos, como vitamina B6, cálcio, óleo de prímula, magnésio, ginkgo biloba, proteína de soja, isoflavonas e vitamina E.
  • Auto percepção, autoconhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM, trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

75 comentários para “Você sofre de TPM?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    como tiro manchas das axililas?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      olá lia recomendo a vc, para manchas nas axilias , o desodorante da forever living a base de aloe vera. mande email osmarcomp@gmail.com que te passo como adquirir e o preço.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei muito da matéria porque sinto mitas dores de cabeça nessa época , gostaria de saber mais.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa, adoro seu blog, todos os temos abordados aqui são de muita importância para a vida de nós mulheres!! :)
    Queria te pedir um favorzinho; Tem como vc postar um texto sobre alópecia areata, estou sofrendo muito com isso, e essa seria uma forma de pessoas com esse mesmo problema se comunicarem e trocarem idéias.
    Realmente meu psicológico esta muito abalado. Vc não imagina o que é ver abrir buracos na sua cabeça, estou perdendo muito cabelo e não posso fazer nada!! :(
    Desde já e agradeço linda!!

    Bjs, fica com Deus!

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola!!!! eu sofro de uma tpm fortissima diz meu namorado e muitas pessoas que me rodeiam mas sinto muito desses sintomas que foram citados a minha barriga fica muito inchada parece até que estou gravida de meses, fico muito estressada e chorona, apesar de ja ser um pouco muitos falam que capricornianas são muito choronas mesmo mas fico muito pior,muito irritada ja tive que tomar remédio na veia para colica forte e muito nervosismo que deixava sem ar e chorando sem parar sem conseguir falar nen explicar o que acontecia, tenho tambem muita sensibilidade nos seios doi muito nem posso relar neles direito. tchauuuuuuuuuuuu obrigada pelas dicas

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Menina, fiquei preocupada agora, eu tenho muitos sintomas de uma vez só… rsrsrs. Ah! Peço desculpas por n ter tempo de acessar o site ultimamente, é que chego muito cansada do trabalho e n tenho mais tanta paciencia pra computadores ja que trabalho com eles. Mas acho o site muito rico de informações proveitosas, e em tudo que se refere à nós mulheres… Parabéns, pois sei que vc também deve ter um trabalho em que chega cansada e ainda arranja tempo pra nos atualizar de tanta coisa. Um abraço querida Celisa.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá recomendo o uso do – Aloe Bits N’Peaches – Suco de Aloe Vera e Pêssego – É o suco de aloe vera feito do puro gel de Aloe, com um saboroso toque de pêssego e pedaços de aloe vera que elevam o sabor do pêssego maduro.
    Rico em fibras, contém vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas utilizadas em nosso metabolismo diário.
    Vitaminas: C, E e carotenóides.
    Minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, sódio e potássio
    Conteúdo: 1 litro

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá recomendo o uso do – Aloe Bits N’Peaches – ótimo produto para stress, TPM, e cólica menstruais – Suco de Aloe Vera e Pêssego – É o suco de aloe vera feito do puro gel de Aloe, com um saboroso toque de pêssego e pedaços de aloe vera que elevam o sabor do pêssego maduro.
    Rico em fibras, contém vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas utilizadas em nosso metabolismo diário.
    Vitaminas: C, E e carotenóides.
    Minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, sódio e potássio
    Conteúdo: 1 litro

    maiores informacoes email: osmarcomp@gmail.com

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olaaaaaaaaaaaaaaa…

    Gente adorei seu blog….dicas maravilhosas!!!
    Só do post sobre acnes e espinhas comprei para o meu esposo todos os produtos recomendados e ele está maravilhado.
    Continuarei antenda.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá tudo bem? Eu sou um tanto quanto ignorante nestes assuntos de mulheres e namoro uma mocinha (20 anos) que é um tanto quanto teimosa de passar em ginecologista (por ser do SUS e serem homens). Então eu tenho uma grande dúvida para perguntar à vocês: gostaria de saber se a acidez vaginal aumenta no período pré-menstrual. Pois os ciclos dela normalmente são longos por conta da irregularidade dela. Mes passado por exemplo ela menstruou em uma menstruação muito forte e dolorida. A anterior a esta ela nem havia sentido cólica. Já esta pelo visto vai demorar um pouco para vir. Enfim, uso preservativo para não correr riscos mas seria ideal se ela tomasse pílula ou injeção. Gostaria que me respondessem isto por gentileza. Grato!

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu gostei muito! mais eu gostaria de sabe porque ter mulheres que mestroa muito pouco? Sera si isso e normal? O futuramente pode ocorre alguma doenca? Gostaria muito de saber de todas as respostas!

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meninas eu li um materia que o Belara é ajuda na TPM e na pele. Sera?

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    sinto todos os simtomas da tpm ninguem me aguemta . ate meu marido nao me suporta .nao sei mas oqe faço ………..socoro

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tb sofro com a TPM, sinto muita dor de cabeça, é fico sem paciência nessa época.
    Socorro, não tomo pílua. Minha bariga fica inchada que até parece que tó gravida, nossa é órivel não queria passa por isso todo mês. Que pena. Bjs Ivaneza.

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tinha uma TPM fortíssima, e quando passou a ser insuportável comecei a pesquisar meios de amenizar. Achei um medicamento homeopático chamado Tepeex, e logo no primeiro uso já fez efeito, estou livre dessa coisa!!! Foi um milagre, me sinto bem melhor, sem crises de stress ou irritação.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O aloe vera gel da forever inibe o efeito do anticoncepcional?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?